Cem anos de Abdias Nascimento

Nesta sexta-feira, 14 de março de 2014, o ex-senador e jornalista, entre outros inúmeros atributos, Abdias Nascimento, se vivo, completaria 100 anos. Nesta data, comemora-se também o Dia do Ativista, conforme a Lei 5.542/09.

Ícone da luta pela valorização do povo negro e da herança cultural africana, o ator e um dos fundadores do Teatro do Sentenciado (1943) e do Teatro Experimental do Negro (1944) foi protagonista de movimentos sociais que moldaram a pós-modernidade e o mundo contemporâneo.

Abdias trabalhou na política, na sociedade civil e em diversos campos culturais – teatro, literatura, artes plásticas, pesquisa e pensamento –, para vencer a discriminação e os estereótipos que confinam esse povo à subalternidade apesar de sua longa história como criador de cultura, conhecimento e dignidade humana.

A APLB-Sindicato presta sua homenagem a este guerreiro que tanto contribuiu na luta pela valorização dos negros e contra qualquer tipo de discriminação.