AUTONOMIA FINANCEIRA NA ESCOLA É REIVINDICAÇÃO DA APLB

FOTO DE MARCOS 2_edA APLB Sindicato esteve presente hoje (20/08) no lançamento do Programa Simplifica. ocorrido no Palácio Tomé de Souza.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SMED), o programa tem por objetivo a transferência de recursos financeiros direto para a unidade escolar, que terá autonomia sobre a aplicação do mesmo, prestando contas à SMED conforme a Portaria Municipal 303/2015.

Na ocasião a APLB-Sindicato, representada pelo diretor Marcos Marcelo, ressaltou que esta ação é uma reivindicação antiga da entidade classista, além de premissa legal prevista na LDB, assim como fundamento da educação contemporânea.

Destacou também a necessidade de consolidar a gestão democrática e participativa ao compartilhar a responsabilidade pela aplicação do recurso financeiro ora disponibilizado envolvendo os professores, coordenadores, conselhos escolares e comunidade no processo de apoio e decisão junto à equipe gestora da escola, tornando o processo mais transparente.

Durante a sua intervenção, o diretor da APLB-Sindicato ressaltou a conquista da categoria na Campanha Salarial 2015, ao garantir reajuste diferenciado para ativos, aposentados e pensionistas. Marcos Marcelo aproveitou o ensejo e, dirigindo- se aos presentes, especialmente ao prefeito de Salvador, criticou o modo como o reajuste foi veiculado na mídia, uma vez que gerou indignação e constrangimento aos educadores, tendo sido bem aceito e aplaudido pelos presentes.

Todos juntos na aplicação devida dos recursos públicos para a educação!