Ato de posse da diretoria eleita na Regional Litoral Norte

Na sexta-feira, 02 de junho, os diretores sindicais eleitos para a Gestão 2023 – 2027 da APLB – Sindicato na Regional Litoral Norte foram empossados numa Cerimônia singela mas cheia de significados, encontros, reencontros, chegadas e despedidas.

Ocorreu na Vila de Conde recepcionado pelo coordenador do Núcleo de Conde da APLB–Sindicato, Professor Joacy Souza Rosa e sua atuante coordenação. Contou também com as ilustres presenças do Coordenador-geral da entidade, o professor Rui Oliveira, a diretora de Organização I, Ivone Azevedo, o secretário Geral da CTB – BA, Ailton Araújo e o diretor Regional Cassiano Benevides.

As diretoras das Delegacias Sindicais do Agreste Baiano em Alagoinhas, professora Cleuza Santos Teles, do Itapicuru em Olindina, Professora Rosemary Cândida, Litorânea Norte em Entre Rios, Professora Maria de Lourdes da Conceição e Nordeste em Jandaíra, a professora Suede de Jesus Santos, também estiveram presentes.

O diretor Regional abriu os trabalhos saudando a todos e todas, falando da importância de todos valorizarem os momentos de formação sindical, a participação nos eventos e atividades do sindicato e de mudar o discurso passado para a categoria de que o trabalho sindical ou ser diretor sindical é ruim. Após as boas vindas dada pelo Coordenador do Núcleo anfitrião, o professor Joacy Souza Rosa, o professor Rui Oliveira discorreu sobre a conjuntura da luta sindical falando das dificuldades desafios e avanços da luta pelos direitos dos trabalhadores em educação na Bahia tanto na rede Estadual como de forma geral nas redes municipais, falou da importância das eleições diante dessa conjuntura agradeceu o empenho de todos na eleição sindical e na eleição em que pleiteou o cargo de Deputado Estadual obtendo em Conde quantidade expressiva de votos.

Em seguida, Ivone Azevedo falou sobre os desafios vencidos no processo da eleição que foram muitos e que alguns ainda transcorrem, mas que no final foram mais de 50.000 votos em todo o estado da Bahia que fortaleceram a entidade sobremaneira e, por fim, Ailton Araújo palestrou sobre os desafios do sindicalismo nesse período de retirada de direitos enfatizando que independentemente da situação precisamos estar alertas e sempre lutando com força, coragem e honra para desmobilizar essas forças que buscam a exploração dos trabalhadores.

O diretor Regional, professor Cassiano, ainda contribuiu falando que não existe mais espaço no Sindicalismo para sindicalistas parados, atônitos, que todos precisam se qualificar ao máximo para a luta e que devem mostrar que o sindicalista não é só o peso da responsabilidade. mas que tem momentos de regozijo também e que seria muito pior se essa arma de luta que é a APLB – Sindicato não existisse e que devemos fortalecê-la e defendê-la, e agradeceu a presença do advogado Dr. Henrique Santana e da Advogada Dra. Jessica Ferreira.

Também foi feita uma merecida homenagem a muito querida professora Alcione Viana Gomes por seus mais de 20 anos de luta na APLB-Sindicato em vários cargos sempre como modelo de referência, comprometimento dedicação e honestidade, que agora se despede da coordenação da entidade mas nunca deixará a luta e representando assim várias outras companheiras valorosas que muito contribuíram com a entidade dentre elas, a professora Jarildes Cardeal dos Reis, Elba Maria Ramos Silva, Elizete Alves da Silva, Eulália Faustina Reis de Souza e um agradecimento muito especial para a companheira Lily da APLB de Alagoinhas pelos seus préstimos extremamente relevantes para toda a Regional Litoral Norte, por fim todos os Diretores foram nominalmente chamados e declarados empossados de suas funções nas respectivas funções confraternizando em um maravilhoso almoço.