ATO DE DEVOLUÇÃO DO ALFA E BETO FOI VITORIOSO! APLB-SINDICATO FIRME E FORTE NA CONDUÇÃO DO MOVIMENTO

Fotos: Walmir Cirne

Foi massiva e calorosa a participação dos professores e coordenadores pedagógicos da rede ao Dia da Devolução, ato público realizado pela APLB-Sindicato na Secretaria Municipal da Educação (SMEC), na manhã desta quinta-feira (7), para oficializar a entrega ao secretário dos kits do projeto Alfa e Beto e reafirmar a rejeição da categoria ao referido programa, implementado pela gestão do prefeito ACM Neto.

A decisão foi aprovada na assembléia da categoria, realizada no último dia 5 de março. Para tanto, os professores e coordenadores levaram as pastas com o material do programa e o questionário de avaliação, que foi depositado na área em frente ao anexo da secretaria.

Com faixas, bandeiras e palavras de ordem, os profissionais da rede municipal de educação externaram o seu repúdio ao novo programa, questionaram a forma como foi realizada a aquisição do material, sem licitação, e o destino do valor gasto, vez que não pretendem utilizar o método.

Durante o ato, diretores da APLB-Sindicato e os vereadores Everaldo Augusto, Sílvio Humberto e Hilton Coelho, da Comissão de Educação da Câmara, foram recebidos pelo secretário João Carlos Bacelar, que apontou a não obrigatoriedade de adoção do Programa pelas escolas.

“Não basta a secretaria dizer que o método vai ser optativo e que os professores podem escolher. A categoria já escolheu a rejeição ao Alfa e Beto”, rebateu a professora Marilene Betros, diretora do departamento jurídico da APLB.

À tarde a categoria, sob a liderança da APLB-Sindicato, realizou uma manifestação na Prefeitura, durante a apresentação pelo prefeito do programa Salvador Alfabetiza, quando o mesmo assinou o decreto que institui as mudanças anunciadas para a educação de Salvador.

Documento

No documento que justificativa a devolução do material e reafirma a recusa de sua aplicação, dirigido ao secretário e protocolado pela CENAP, a categoria sustenta que a proposta pedagógica do IAB vai de encontro às diretrizes municipais, que há anos vêm sendo construídas pelos educadores da rede, em consonância com a LDB 9394/96, com os Parâmetros Curriculares Nacionais e do Conselho Municipal de Educação.

Entre outros pontos, o documento destaca ainda, que o Programa Alfa e Beto contraria o PPP e o Pacto Pela Educação adotado nas escolas desde o ano passado, sem nenhum custo para a SMED; e desconsidera a capacidade dos professores quando não realizou uma previa consulta para que avaliassem se o programa correspondia ou não às necessidades dos alunos da rede.

Veja aqui o fac símile do documento entregue e protocolado na SMEC:

DOCUMENTO_edDOCUMENTO_2_edDOCUMENTO_3_ed