Dia Nacional de Lutas foi marcado por manifestações

PETROBRAS-DEFESA13.03-155

A diretoria da APLB-Sindicato e grande número de representantes da base participaram na manhã de sexta-feira, 13/3, junto com integrantes dos movimentos sociais da Bahia, entidades sindicais e outras organizações de classe, do Dia Nacional de Lutas, convocado pelas Centrais Sindicais. A mobilização aconteceu no bairro do Itaigara, em defesa da Petrobras e da democracia, tendo início por volta das 7 horas.

A partir das 9 horas a direção da APLB participou, na nova sede do Sinpojud, no Tororó, do seminário que debateu os desafios da classe trabalhadora diante da conjuntura econômica e política do Brasil, organizado pela CTB-Bahia.

À tarde, a APLB, que representa uma categoria formada majoritariamente por mulheres, integrou a marcha em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que saiu do Campo Grande em direção à Praça Castro Alves. Realizada todos os anos pelo movimento de mulheres da Bahia, a marcha é um momento de ampliação da visibilidade da luta feminina por empoderamento e igualdade de direitos.

Fotos: Getúlio Lefundes

PETROBRAS DEFEZA,13.03 (154)

PETROBRAS DEFEZA,13.03 (14)

PETROBRAS DEFEZA,13.03 (9)

Notícias anteriores:

_13-DE-MARÇO

ATENÇÃO PARA A AGENDA DE LUTA NO DIA 13 DE MARÇO

1 – Em defesa da Petrobras:

A CTB-Bahia em conjunto com as centrais sindicais de todo o país convocam os trabalhadores para uma ação conjunta das centrais que será um ato em defesa da Petrobras. Em Salvador, o ato que contará com a presença dos trabalhadores em educação acontece no dia 13 de março, às 7h, em frente à sede da empresa, no bairro do Itaigara.  Os trabalhadores em educação estão convocados a participar das manifestações em todas as capitais, em defesa da Petrobras e pelo combate à corrupção com punição aos responsáveis. A mobilização também será pela reforma política democrática, contra retirada de direitos e em defesa do Fundo Social do Pré-Sal e dos Royalties do Petróleo para financiar a educação pública.

2 – Seminário

No mesmo dia, 13 de março, a CTB-Bahia promove um seminário para debater a conjuntura atual do Brasil. O encontro acontece das 9h às 13h, no auditório da nova sede do Sinpojud, na rua Marujos do Brasil, 18, no Tororó. “Qual deve ser o posicionamento dos trabalhadores diante da atual conjuntura econômica e política do Brasil?” Esta será uma das questões debatidas no seminário.

O objetivo do encontro é oferecer subsídios para a atuação dos sindicatos classistas diante do momento complexo vivido pelo país, com ameaças aos direitos dos trabalhadores, à soberania popular é à democracia.

Os palestrantes serão o jornalista Altamiro Borges, que é presidente do Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé;  a supervisora do Dieese na Bahia, Ana Georgina Dias, além de dirigentes da CTB nacional e estadual.

3 – GRANDE CAMINHADA DAS MULHERES E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS – 13 DE MARÇO – ÀS 15 HORAS, SAINDO DO CAMPO GRANDE.

EM DEFESA:

– Dos Direitos da Classe Trabalhadora