Assembleia aprova propostas e encaminhamentos para a Campanha Salarial de 2016

Os trabalhadores em Educação da Rede Municipal, em assembleia geral realizada na tarde desta terça-feira (17), no Ginásio dos Bancários, aprovou, por esmagadora maioria, as propostas apresentadas pela mesa diretora tendo sido debatidas previamente com os representantes de escolas, dando continuidade a Campanha Salarial 2016. A assembleia foi iniciada com um minuto de silêncio prestando homenagem a colega Sandra Denise, assim como, denominando o seu nome à assembleia.

Após os informes sobre a conjuntura política e as negociações, abriu-se o debate e por fim, foram aprovadas por maioria esmagadora dos presentes, as seguintes propostas:

Propostas aprovadas

• Rejeição ao reajuste zero.

• Encaminhar ao Executivo Municipal o índice  equivalente ao reajuste do Piso Salarial, no percentual de 11,36% ;

• Ato político da educação municipal, dia 4/6, sábado, a partir da 9 h, no Dique do Tororó, contra o reajuste zero, por condições dignas de trabalho, contra o governo ilegítimo de Temer, em defesa da democracia e contra o golpe;

• *Reuniões e atividades preparatórias ao ato (direção do sindicato com representantes de escola)  por GRE.

Seminário sobre o Plano Municipal de Educação (PME);

• Curso de formação sobre política sindical;

• Ato contra a extinção do MinC, dia 19/5, às 16 h, no Campo Grande.

As negociações continuam para que sejam apresentadas respostas pelo Executivo Municipal de todos os itens da pauta de reivindicações aprovadas pela categoria em assembleia no dia 25 de fevereiro. Nova assembleia será convocada em momento oportuno.

Ato em homenagem a professora Sandra Denise, contra o feminicídio e a extinção da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres

Após a assembleia, a categoria  dirigiu-se ao Campo Grande onde foi realizado um ato em repúdio ao brutal assassinato da professora Sandra Denise Alfonso ocorrido no dia 13 de maio, na Escola Municipal Esperança de Viver, em Castelo Branco pelo major Valdiógenes Almeida Junior.

Durante o ato, do qual participaram representantes da UBM, Ceafro, Movimento de Mulheres e Centro de Referência Loreta Valadares, a diretora Elza Melo lembrou também a morte por espancamento da jovem grávida, Jéssica Nascimento, vítima do namorado, em Vitória da Conquista, no dia 10 de maio.

Nos diversos pronunciamentos destas representações e de colegas da categoria foi cobrado maior empenho da sociedade e dos poderes públicos na denúncia, na apuração rigorosa dos crimes e punição ao criminoso com a aplicação severa das penas previstas nas legislações. A luta continuará pela implementação de ações preventivas contra a violência doméstica e familiar que vitima mulheres todos os dias.

Todos que fizeram uso do microfone protestaram contra a extinção da Secretaria Especial de Mulheres e destacaram que os temas relacionados aos direitos das mulheres, a desigualdade entre os gêneros, o machismo, o preconceito racial, sexual e de gênero, a misoginia e as leis que combatem as múltiplas formas de violência contra as mulheres precisam ser abordados pelo sistema de educação e nas pautas de lutas, em todas as esferas.

Continuaremos na luta em defesa de todas as “Sandras Denises”.

Fotos: Getúlio Lefundes