ARTIGO POR NIVALDINO FÉLIX – “Dia da África – Que relevância tem essa data para o Brasil?”

ARTIGO POR NIVALDINO FÉLIX – “Dia da África – Que relevância tem essa data para o Brasil?”

No dia 25 de maio de 1963 se comemora o dia da África em toda Diáspora foi nesse dia que o imperador Haile Selassie  na presença de 32 países africanos criou a organização da unidade independente das nações africanas no sentido de enfrentar e derrotar os colonizadores europeus com seu neo colonialismo.

Cabe assinalar que o 25 de maio não é só ou tão somente uma data para se comemorar; é também um chamado à reflexão sobre passado, presente e futuro.

Entre vários os motivos para refletir sobre comemoração e ação em relação ao Continente Africano, podemos destacar: a) o Brasil é o país que, fora da África, tem a maior quantidade de população negra; b) vivenciamos em nosso país quase 400 anos de escravização das/os africanas/os que foram capturadas/os da África; c) o Brasil de maneira oficial, teve historicamente grande distanciamento do Continente Africano. Apenas a partir dos anos 1960 inicia-se uma aproximação, porém de maneira descontínua.

 Os africanos buscam consolidar uma unidade inquebrável dos povos africanos para tornar esta organização um espaço de solidariedade e luta no sentido de derrotar os algozes colonizadores europeus. Com isso entendemos que o dia 25 de maio é um momento histórico para o povo africano e toda Diáspora. No dia 9 julho de 2002, muda o nome de organização da unidade Africana para União Africana.

Como todos sabem os índices sociais no continente são muito baixos devido ao processo de colonização brutal e genocida dos brancos europeus. Imaginar que já tivemos reinos africanos ricos e abundantes massacrados e exterminados em consequência do processo de colonização brutal, violento e desumano.  Foram milhões de negros e negras mortos que chega a mais 1 milhão, só na travessia do Atlântico.

Mesmo assim, a África vem se erguendo. Não podemos ver com olhar selvagem precisamos entender que estamos no século XXl, a China vem fazendo alto investimentos nesses últimos 5 anos. O que corresponde o valor de 37 bilhões de dólares, os países mais beneficiados são: Nigéria, Uganda, Quine, África do Sul, Angola, Egito, Gana, Tanzânia. Nos dois últimos governos de Lula , o Brasil criou uma boa relação diplomática com o continente e, através do BNDES, bancou diversos projetos na área de infraestrutura.  Agora o presidente Lula está restabelecendo novamente esta relação diplomática, depois da era fascista do Bolsonarismo onde se praticava obscurantismo. Daí a elite brasileira nunca teve a preocupação e sempre teve preconceito contra com o continente-mãe. O presidente Lula faz ao contrário, caminha junto com todos os Estados africanos.

 

Artigo de Nivaldino Félix

Diretoria de Funcionários da Educação

NAPAR 

 

Você pode gostar de ler também: