ARTIGO – Por Déborah Irineu: “Educação e Cidadania: O Papel dos Educadores na 4ª CNJ”
Educação e Cidadania: O Papel dos Educadores na 4ª CNJ
As conferências nacionais desempenham um papel fundamental no fortalecimento da democracia brasileira, permitindo que a sociedade civil participe ativamente da construção de políticas públicas que moldarão o futuro do país. Neste sentido, a 4ª Conferência Nacional de Juventude (CNJ) foi divulgada recentemente, representando uma oportunidade valiosa para que os jovens brasileiros exerçam sua cidadania e tenham voz nas discussões que afetam diretamente suas vidas.
Hoje (29/08), no Diário Oficial, foi publicado o decreto convocando a etapa estadual da CNJ, que acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, na Bahia. Como educadores/as, temos a importante missão de incentivar nossos estudantes a participarem desses espaços de formação, como as conferências municipais e a estadual, que são eventos preparatórios para a CNJ. Além de despertar o interesse dos jovens na política e na construção de políticas públicas, a participação nesses encontros proporciona a oportunidade de aprimorar suas habilidades de debate, argumentação e liderança.
O tema da conferência, ‘Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver’, é de extrema relevância para o atual cenário educacional. As políticas públicas desempenham um papel crucial na vida e desenvolvimento dos jovens e na qualidade da Educação que recebem. Dentre os desafios a serem enfrentados, destaca-se a luta contra o Novo Ensino Médio, que ameaça aprofundar as desigualdades e prejudicar a juventude de baixa renda, intensificando as disparidades entre escolas particulares e públicas. Além da necessidade de garantir financiamento adequado à Educação, é essencial que haja uma alocação justa e eficiente dos recursos, com transparência e prioridade para atender às demandas mais urgentes do sistema educacional brasileiro. Investir de forma sólida e consistente na educação é o caminho certo para o crescimento do país.
Portanto, é imprescindível que, como educadores/as, incentivemos nossos estudantes a participarem ativamente da conferência, motivando-os a fazerem parte do processo de construção de um país mais justo, igualitário e com uma Educação mais acessível e de qualidade. É com entusiasmo e confiança que aguardamos os resultados da CNJ, na expectativa de que suas contribuições ajudem a moldar um Brasil melhor para todos.
ARTIGO – “Educação e Cidadania: O Papel dos Educadores na 4ª CNJ”
Por Déborah Irineu
Diretora de Imprensa da APLB-Sindicato e Diretora de formação da CTB Jovem