Aracatú – BA: Sem reajuste salarial, professores votam em assembleia pelo indicativo de greve

Sem reajuste salarial este ano, professores da cidade de Aracatú, Bahia, se reuniram em assembleia na tarde desta quarta-feira (18/10) e aprovaram, por unanimidade, o indicativo de greve. Caso a prefeita da cidade, Braulina Lima, não encaminhe nos próximos dias o Projeto de Lei que garanta a atualização do salário, no dia 6 de novembro os educadores farão nova assembleia para determinar a deflagração do movimento grevista.

O reajuste do piso nacional do Magistério, a partir de janeiro de 2023, foi de 14,95%. Desde o início do ano, a APLB-Sindicato tenta negociar com o governo municipal a aplicação deste índice ao salário dos professores. Ficou acordado com a prefeita que em setembro seria aplicado 7,5% de reajuste e outros 7,5% até o final do ano. Para surpresa de todos, no final do mês Braulina anunciou que não daria o aumento.

“Essa atitude do executivo deixou a categoria indignada. Com isso, continuaremos nossa luta em defesa do piso e da Carreira da categoria”, disse Viviane Meira, diretora geral da APLB local.

Cezar Nolasco, diretor da APLB-Regional Sudoeste, afirmou que “a assembleia tomou a decisão certa. Diante da intransigência da administração municipal, é necessário dar uma resposta a altura e a greve talvez seja inevitável “.