APLB DEFENDE NOMEAÇÃO URGENTE! Para professores (as) e coordenadores (as) pedagógicos aprovados em concurso do Estado de 2017
A APLB-Sindicato, legítima representante dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, não mede esforços na defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade. O Sindicato sempre defendeu o concurso público e, é fruto desta luta, a convocação, em fevereiro de 2020, de professores (as) e coordenadores(as) pedagógicos da rede estadual, aprovados no Concurso Público de 2017. Mais uma vez a APLB se manifesta e defende a nomeação destes profissionais aprovados. Sabemos o quanto a pandemia afetou o Estado, mas com a vacina e todos os trabalhadores em Educação imunizados poderemos voltar às aulas presenciais e, portanto, precisaremos do quadro efetivo e não com um apagão educacional motivado pela falta de professores e coordenadores para suprir a demanda dos que muito contribuíram com a educação e tiveram merecidamente publicadas as suas aposentadorias. Mais de 500 professores (as) e coordenadores (as) pedagógicos convocados, desde fevereiro de 2017 aguardam a nomeação.
A direção da APLB-Sindicato já enviou ofício à SEC solicitando reunião para discutir o assunto e reiterando a necessidade da nomeação URGENTE dos 531 (quinhentos e trinta e um) professores (as) e coordenadores(as) aprovados no último concurso público para cargo efetivo considerando as aposentadorias já publicadas e em processo de retomada do ano letivo de forma remota e hibrida.
Destacamos ainda que o governador do Estado da Bahia, Rui Costa, tem afirmado em diversas entrevistas, que os professores e coordenadores convocados em fevereiro de 2020 seriam nomeados assim que as aulas retornassem. Haja vista o retomo oficial das aulas que aconteceu no dia 15 de março, buscamos a materialização desta promessa do governador. Além disso, as mais de 2.200 aposentadorias apontam para um déficit de professores e coordenadores pedagógicos na rede, mesmo com a retomada das aulas ocorrendo remotamente, uma vez que serão estes que estarão interagindo com os alunos.
Importante destacar que outros estados já nomearam professores em 2021 , como os estados do Ceará (PT) e de Minas Gerais (Novo), e o próprio Estado da Bahia já nomeou auditor fiscal e policiais civis. Entendendo a necessidade dessas nomeações e diante dos pontos levantados e defendidos aqui, reforçamos a urgência na imediata nomeação deste profissionais mesmo para o ensino remoto, atual e única possibilidade diante da pandemia na qual estamos vivenciando.