Aposentados: plenária na APLB-Sindicato, nesta segunda-feira
Aposentados: após audiência na SAEB,
é formada comissão para
estudo da reclassificação
Professores aposentados tiveram na quarta-feira, 14 de maio, à tarde, na Secretaria de Administração do Estado (SAEB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), uma audiência com representantes do Governo Jaques Wagner. O encontro contou com a presença da APLB-Sindicato, do secretário Manoel Vitório (SAEB); de Rui Morales, da Procuradoria Geral do Estado (PGE); de representantes da Secretaria de Educação (SEC) e da Secretaria de Relações Institucionais e técnicos da SAEB. Catorze representantes da APLB-Sindicato (entre diretores e integrantes da base) foram à audiência, sete participaram das discussões.
Quanto ao cumprimento da Sentença Judicial, que reivindica o enquadramento dos professores aposentados na classe em que se encontravam na época da aposentadoria, em dezembro de 2002, o secretário Manoel Vitório afirmou que o Estado enfrenta dificuldades que impedem o cumprimento da ação. Ele prevê que o cumprimento da sentença importará em um impacto de R$ 350 milhões ao ano na folha de pagamento do governo.
Declarou o secretário Manoel Vitório que, nas condições atuais, o governo não vê possibilidade de cumprimento da ação e que ele não criaria falsa expectativa, mesmo que a sentença já estivesse em última instância.
Posição semelhante demonstrou o representante da PGE, acrescentando que o Estado vai recorrer da decisão até a última instância.
Segundo a diretora do Departamento Jurídico da APLB-Sindicato, Marilene Betros, após as conclusões dos representantes do governo, foi formada uma comissão, integrada por representantes da APLB-Sindicato, da SAEB e da SEC. A comissão fará um estudo detalhado para saber quanto representará de fato a reclassificação dos professores aposentados aos cofres do Estado.
Tudo isso significa que a luta continua. É importante ressaltar, que no dia 7 de maio, professores aposentados fizeram uma manifestação em frente à Governadoria. Em março e abril foram realizadas reuniões e nesta segunda-feira, 19, às 9 horas, haverá uma plenária no auditório da sede da APLB-Sindicato, na Rua Francisco Ferraro, nº 45, ao lado do Colégio Central.
A APLB-Sindicato parabeniza os aposentados que estiveram presentes ao ato público na Governadoria, considerando a manifestação vitoriosa, embora o governador Jacques Wagner não pudesse atendê-los pessoalmente, e que estão atentos a toda movimentação da categoria.