Aposentados (as) da Educação – Em Plenária, APLB Esclarece e Fortalece a Luta por Valorização e Direitos

A manhã desta segunda-feira (30/09), foi intensa e com valorosas informações para os (as) aposentados e aposentadas da Educação. Na Plenária híbrida (com transmissão para o interior do estado), promovida pela APLB-Sindicato para este segmento da categoria, ficou clara que a valorização dos (as) servidores (as) aposentados (as) não deve ser apenas retórica, mas sim refletida em medidas concretas que garantam seu bem-estar e dignidade. A Plenária dos (as) Aposentados (as), teve o objetivo de promover a escuta, sanar dúvidas, atualizar sobre as ações jurídicas e a agenda de lutas e negociações da APLB, no âmbito estadual e municipal.

Para o coordenador-geral da APLB-Sindicato, professor Rui Oliveira, o momento é fundamental para este encontro. “Infelizmente vivenciamos uma situação muito perigosa. O profissional aposentado hoje é visto como uma mercadoria, sujeito à golpes e vítimas de pessoas inescrupulosas que não querem resolver os problemas, mas apenas ganhar dinheiro. Essa plenária é uma ação conjunta da direção da APLB e todo o corpo jurídico com o principal objetivo de esclarecer e atualizar estes trabalhadores sobre as ações da APLB na esfera jurídica e negociações com os governos”, pontua Rui, acrescentando que “Com a proximidade das eleições municipais é importante lembrarmos que milhares de aposentados ganham apenas um salário mínimo. E de quem é a culpa? Quem respeita o Piso da categoria? Então, é necessário refletir e escolher pessoas comprometidas com a Educação”, conclui.

A Plenária, uma iniciativa da Diretoria de Aposentados e Assuntos Previdenciários (formada pelas diretoras Luzia Freitas, Claudenice Barbosa e o diretor Paulo Filgueiras),  em parceria com a Diretoria de Assuntos Jurídicos (vice-coordenadora Marilene Betros, Valdir Assis e José Lucas Sobrinho), foi realizada no Auditório do Sinpojud e reuniu  diversos profissionais aposentados (as) na profissão, porém atuantes na garantia dos direitos.

O corpo jurídico presente na plenária  formado pelas advogadas Rita de Cássia, Ruth Serravalle, Priscila Costa (esta representando o escritório Gomes & Gomes), além dos advogados Deraldo Brandão e Eduardo Neto, explanaram sobre diversas ações jurídicas e como dar entrada nos processos para a garantia de direitos conquistados como o Piso Nacional, URV, Precatórios da Reclassificação, os diferentes Graus, decisões favoráveis, processos já distribuídos, além de informar sobre conquistas como uma ação impetrada por danos morais, devido à demora da concessão de aposentadoria a uma servidora da Educação.

A nível Nacional, a Plenária contou ainda com a participação online do assessor Jurídico da CNTE, Eduardo Ferreira que fez uma atualização sobre a conjuntura nacional no que diz respeito aos aposentados da Educação.

Alerta Sobre Golpes

O alerta sobre golpes foi enfatizado durante a plenária, orientando a categoria buscar a APLB para sanar quaisquer dúvidas e não efetuar pagamentos de custas para recebimentos de créditos ou assinar procurações duvidosas. Além disso, a diretoria Jurídica oferece atendimento durante plantão presencial, atendimento remoto, além de abraçar também ao interior do estado.

Ao final da Plenária, uma apresentação do Coral da APLB emocionou o público.

Diante da grande procura por informações sobre os precatórios da Reclassificação, a APLB-Sindicato disponibilizou dois canais  (WhatsApp e telefone) para seus/suas filiados/as tirarem dúvidas sobre o processo.

Entre em contato pelos números:

(71) 99721 9025 (WhatsApp) ou (71) 99666 5823 (Ligação)

Veja aqui também mais informações!