Após denúncias, APLB visita escola com estrutura precária, em Sussuarana, e cobra reforma à SMED

Após denúncias, APLB visita escola com estrutura precária, em Sussuarana, e cobra reforma à SMED

Após receber diversas denúncias da comunidade escolar sobre a situação precária e insalubre da Escola Municipal Manoel Francisco do Nascimento Brito, em Sussuarana, a direção da APLB-Sindicato, por meio do “APLB-Itinerante”, realizou visita na unidade na manhã desta segunda-feira (26/02). As diretoras Ciclea Oliveira e Carla Oliveira ouviram profissionais da Educação, além de  pais e mães de alunos do colégio. Nas fotos e vídeos feitos no local  é visível o total descaso da prefeitura com a infraestrutura da escola,  inaugurada há 20 anos e sem reforma/manutenção há mais de 10 anos, segundo funcionários.

“Quando chegamos, observamos a fachada sendo pintada, numa tentativa clara de mascarar a situação. A APLB irá cobrar da Secretaria Municipal de Educação – SMED uma reforma urgente para solucionar este problema”, disse Ciclea.

Os relatos e imagens feitas pela direção da APLB e trabalhadores do local mostram infiltrações em toda a estrutura, vazamento de água pelas paredes, já mofadas, goteiras no telhado. “Os alunos estão passando entre os baldes, quando chove alaga tudo, há funcionários aqui adoecendo por conta do mofo, crianças escorregando, caindo. A prefeitura só mandou passar uma tinta antimofo do lado de fora de uma parede e pronto. Está um caos, um ambiente insalubre, perigoso”, conta uma professora.

“A unidade escolar também precisa de professor/a de Educação Física e de Artes. Tivemos concurso público em 2019 para professor efetivo, que continua em vigor, e hoje o ano letivo na cidade de Salvador se inicia sem educadores/as suficientes para cumprimento da grade curricular. Temos também ausência de auxiliares para acompanhamento de alunos PCDs no Ensino Fundamental.  Exigimos que a SMED tome providências”, destacou Carla.

Você pode gostar de ler também: