APLB visita escola Heitor Villa Lobos para discutir reforma com educadores
A APLB-Sindicato se reuniu nesta quarta-feira (05/02) com a equipe da Escola Heitor Villa Lobos, no bairro do Cabula VI para discutir a reforma e condições de trabalho dos funcionários da Educação.
Os diretores da APLB, João Santana e Del Machado, estiveram presentes na escola a convite dos educadores para participar de uma reunião com a direção da escola, representantes da SEC e das empresas responsáveis pela obra.
A pauta abordou temas essenciais para a comunidade escolar:
✅ Reforma completa da unidade
✅ Início do ano letivo (marcado para 10/02)
✅ Condições de trabalho dos profissionais
✅ Derrubada do muro e extinção do estacionamento dos professores
Ficou definido que as aulas terão início com apenas sete salas reformadas e as obras seguirão em andamento. Além disso, será realizada a reforma de duas salas no térreo para cadeirantes e a construção de novos sanitários para os estudantes.
Na ocasião, a APLB manifestou opinião contrária à proposta de derrubada do muro e eliminação do estacionamento dos docentes. A escola está localizada em uma região marcada pela violência, com disputas territoriais entre facções, assaltos e homicídios. A substituição do muro por grades colocaria toda a comunidade escolar em situação de vulnerabilidade, expondo alunos e profissionais aos riscos da criminalidade.
Diante disso, foi solicitado que o muro e o estacionamento sejam mantidos. O Colegiado Escolar se comprometeu a enviar um ofício à SEC e ao NTE 26 formalizando a demanda e solicitando o acompanhamento da APLB-Sindicato. Caso seja necessário, o sindicato mobilizará a categoria contra essas medidas.
A segurança da comunidade escolar não pode ser negligenciada! Seguimos atentos e na luta!