APLB-Sindicato solidariza-se à população de Macarani

Salvador, 19 de novembro de 2013
A violência nas escolas públicas, tanto na capital quanto no interior da Bahia, é uma realidade, não há como negar. Na capital, a média é de 0,9 por dias letivos, quase um caso de violência diário, seja de aluno contra aluno, seja de estudante contra professor. Essa estatística tem por base a Delegacia para o Adolescente Infrator. No interior, os órgãos de segurança e a própria Secretaria Estadual de Educação não têm estatística, então não sabemos quantos casos de violência ocorrem nas escolas. Mas temos certeza que não são poucos.
Recentemente, em 12 de novembro, a população de Macarani sofreu com um desses exemplos de violência, quando a feira cultural em um colégio ficou manchada por um assassinato. Refiro-me à reação de um adolescente que seria atacado por outros três menores, reagiu, matou um e feriu outro. Dói sabermos que o de mais idade tinha apenas 19 anos, enquanto os outros não haviam passado dos 15 anos. É a nossa juventude colhida pelo tráfico de drogas.
Precisamos cada vez mais investir na Educação. Só assim conseguiremos derrotar essa praga. Não há outra maneira. Educação, Saúde e Segurança são os pilares da Democracia, se um deles vai mal, todo o resto estará comprometido.
Nossa solidariedade a essas famílias sofridas que veem seus filhos envolvidos em violência, às vezes fatais. Não vamos desistir, continuaremos tendo fé em dias melhores, e confiem na Educação, no conhecimento, só assim poderemos vislumbrar um futuro melhor.
Abraços a todos de Macarani.
Nossa solidariedade a essas famílias que acreditam na cidadania, na honestidade, nos valores que nos credenciam como civilização.
Professor Rui Oliveira
Coordenador-geral da APLB-Sindicato