APLB-Sindicato solidariza-se à Assufba no pesar à morte de Umberto Carvalho Bastos

É com profundo pesar e consternação que a Assufba Sindicato informa a morte do Diretor Jurídico da entidade, Umberto Carvalho Bastos. Valoroso companheiro de destacada liderança na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Umberto era lotado no Museu de Arte Sacra e exercia também a função de dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-BA).

Umberto faleceu em casa após retornar do hospital onde esteve internado e passou por uma cirurgia. O sepultamento será nesta quarta-feira (22/10), às 15h, no Cemitério Campo Santo, na Federação.

Umberto-Carvalho-Bastos-Assufba-IIUmberto Carvalho Bastos

Neste momento de dor e lamentável perda, a Diretoria da Assufba, servidores da UFBA e companheiros de militância, solidarizam-se com a família, na certeza de que Umberto deixa o exemplo de quem defendeu as causas mais nobres.

Homem justo, de conduta ilibada e incontestável, era um expoente militante do movimento negro, representante das religiões de matriz africana e vice-presidente da Acbantu (Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu). Umberto trabalhou por mais de 40 anos na UFBA, foi dirigente da Fasubra e era militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Sua trajetória de luta em favor da Educação Pública de qualidade e da valorização dos trabalhadores, como fundador de nossa entidade, permanecerá em nossa memória e nos nossos corações.

Descanse em paz!