APLB-Sindicato Regional SUL realiza o 8º Conselho Sindical
A Regional Sul da APLB-Sindicato realizou no último sábado (8), em Santa Cruz de Cabrália o 8º Conselho Sindical de 2012, para discutir conjuntura sindical, fator previdenciário e outros assuntos referentes à organização política dos trabalhadores(as) em educação. O evento que obteve sucesso absoluto de participação contou com as presenças de Rute Menezes, diretora da Regional Cacaueira; Noildo Gomes Nascimento, diretor de Organização; Marilene dos Santos Betros, vice-diretora da APLB-Sindicato e a participação de 5 Delegacias com representantes de 24 municípios.
Os sindicalistas analisaram profundamente as questões de conjuntura nacional, estadual e municipais, bem como a atuação dos núcleos e delegacias da APLB-Sindicato e as dificuldades que enfrentam. Um momento ímpar para discutir as condições políticas e a luta com diversos gestores públicos, que em sua grande maioria não têm compromisso com uma Educação pública de qualidade e socialmente referenciada.
Foi um espaço de construção e aprendizado diante da apresentação e discussão do Regimento do Conselho e das eleições das delegacias sindicais e dos núcleos municipais. Além disso, foram traçadas metas de trabalho para a atuação da entidade no âmbito da Regional Sul, definindo ações concretas da luta sindical que deverão ser implementadas no ano de 2013, a partir de janeiro, com o objetivo de enfrentar as adversidades políticas, sociais e econômicas dos trabalhadores(as) em educação, defendendo sempre uma Educação de qualidade em todos os municípios atendidos pela Regional Sul.
A diretora da Regional Sul Maria Conceição Muniz Barbosa, avalia de forma positiva o evento e agradece a participação e o empenho de todos, procurando salientar a receptividade e organização do núcleo de Santa Cruz de Cabrália. Maria Conceição também informou que em 2013 serão realizados dois conselhos na Regional Sul. Em junho, o 9º Conselho da Regional Sul, que será em Eunápolis e em dezembro o 10º Conselho que será realizado em Prado.