APLB-Sindicato participou de reunião unificada em escola do subúrbio
Na manhã desta sexta-feira, 03 de agosto de 2018, diretores da APLB-Sindicato participaram de uma reunião no Colégio Estadual Sete de Setembro, em Paripe, onde foram discutidas ações a serem tomadas no sentido de solucionar os problemas que atingem, além do Sete de Setembro, os Colégios Maria Odete Pithon Rainal e Felipe Busquet.
Participaram desta reunião, os diretores Valdir Assis, Luciano Cerqueira, José Lucas Sobrinho e Delsuc Machado, e também cerca de 40 professores das três instituições de ensino. O convite foi feito pelo diretor do Sete de Setembro, professor Diógenes Ribeiro.
Dentre os problemas elencados pelos presentes, o mais urgente, diz respeito ao provável fechamento destas unidades escolares, tendo em vista, que as mesmas funcionam em prédios alugados pelo governo do estado. Vale ressaltar, que o Colégio Estadual Maria Odete, está em parte funcionando em um espaço alugado na Igreja Católica, no bairro de Paripe, com a promessa da construção de um novo prédio escolar, algo que ainda não saiu do papel.
A reunião aconteceu de forma proveitosa, com discussões enriquecedoras para o processo. Além da questão central, foram tratados os temas sobre a BNCC, Licença Prêmio, Difícil Acesso, Aposentadoria, Alteração de Carga Horária e CET dos vice-diretores.
Após as discussões, foram sugeridos os seguintes encaminhamentos:
- Construção de um documento pela comunidade de cada Unidade de Ensino, contra o fechamento das mesmas;
- Melhoria das condições objetivas de trabalho;
- Reabrir o canal de dialógo com a SEC sobre as demandas tratadas nesta reunião;
- Constituir uma comissão para acompanhar as negociações junto à SEC;
- Agendar uma reunião urgente com o Secretário da Educação do Estado;
- Garantia da manutenção dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras em educação destas unidades, em documento assinado pelo secretário da educação;
- Estabelecer uma data para uma grande mobilização com as escolas do subúrbio.