APLB-SINDICATO ENCAMINHA PAUTA EMERGENCIAL AO EXECUTIVO MUNICIPAL E COBRA REGULARIZAÇÃO FUNCIONAL DOS AUXILIARES ADMINISTRATIVOS DA REDE

A APLB-Sindicato e o Fórum de Permanente de Gestores convocam os gestores da rede municipal de Salvador para comparecerem à Secretaria Municipal da Educação (SMED), na próxima segunda-feira, 20, às 9 horas, quando a diretoria do Sindicato e representantes do Fórum, irão cobrar uma resposta com relação à pauta emergencial encaminhada ao prefeito ACM Neto e ao secretário Jorge Khoury, reivindicando que sejam sanados diversos problemas que dificultam a gestão escolar e o andamento do processo ensino aprendizagem nas Unidades Escolares da rede.

O documento resultou de reunião entre a diretoria da APLB-Sindicato e representantes do Fórum de Gestores, realizada na manhã desta segunda-feira, 13, e contém pontos referentes à regularização dos funcionários terceirizados, alimentação escolar, reforma e reparo das escolas, infraestrutura das unidades escolares, autonomia financeira das escolas e situação do Programa Mais Educação.

Sobre a situação dos terceirizados, a APLB-Sindicato e o Fórum de Gestores destacam no documento a importância da regularização funcional dos trabalhadores da Pierre Bourdieu, e reiteram a necessidade da recontratação dos auxiliares administrativos demitidos desta empresa, a fim de assegurar a qualidade no atendimento da comunidade escolar durante o ano letivo e o bom andamento administrativo das escolas, “uma vez que os serviços de secretaria envolvem o zelo, a guarda e o sigilo dos documentos escolares; organização, coordenação e fiscalização dos serviços de arquivos, execução da escrituração das correspondências escolares e dos registros dos resultados de avaliação de alunos atualizados, e que os funcionários administrativos terceirizados há algum tempo adquiriram competências, capacidade e confiança para tal função”.

A pauta emergencial contém ainda os seguintes pontos:

2. ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: Desde muito, a alimentação escolar tem sido um problema, os gêneros chegam as UEs descasados e incompletos. Sem contar com carência de hortifruti.

3. REFORMA E REPAROS NAS ESCOLAS:

3.1 Escolas que estavam no cronograma da reforma, não iniciaram e não há uma posição para tal.

3.2 Escolas que necessitam de reforma e não tem previsão.

Solicitamos o cronograma de reforma das unidades escolares e que haja um acompanhamento coletivo de todo processo.

4. INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS

4.1 – Não há impressoras;

4.2 – Não há toners;

4.3 – Não há Linha telefônica nas escolas;

4.4 – Instalação de rede de internet para todas as UEs;

4. 5 – Manutenção constante dos equipamentos;

5. AUTONOMIA FINANCEIRA DAS ESCOLAS

É preciso que as UEs tenham autonomia financeira para que funcionem com qualidade. Dar continuidade ao debate sobre o tema.

6. SITUAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Assegurar a existência de um profissional para acompanhar a execução do programa sem comprometer o quantitativo de pessoal nas UEs.