APLB-Sindicato de Itapetinga inicia 2019 com luta

A conjuntura política atual requer dos trabalhadores da educação unidade, persistência, resistência e coragem para lutar e defender os direitos conquistados e a A APLB-Sindicato/Delegacia Rio Catolé iniciou o ano letivo com muita luta, realizando ato público e assembleia formativa com a Rede Municipal, visando o fortalecimento da classe trabalhadora.

As atividades iniciaram na segunda-feira, dia 28 de janeiro, às 17 horas, com ato público e adesivaço na Praça Dairy Wally.

Na terça-feira, dia 29 de janeiro, aconteceu uma assembleia na Câmara Municipal de Vereadores, com palestra do Prof. Dr. Reginaldo Silva, da UESB, falando sobre o tema: A Importância e a Valorização dos Profissionais da Educação, um momento imprescindível para a formação dos trabalhadores e das trabalhadoras. Em seguida foram discutidos alguns pontos da pauta de luta como: Gestão Democrática, Recomposição do Piso Salarial, Reserva Técnica (1/3 da jornada) e Plano de Carreira Unificado.

Na quarta-feira, dia 30, no início da Jornada Pedagógica, a categoria marcou presença com faixa viva, cobrando da administração Gestão Democrática, Plano de Carreira Unificado, Reserva Técnica (1/3 da jornada) e gritando palavra de ordem pelo Reajuste Salarial Já!

A Jornada Pedagógica trouxe o tema: “A importância de todos os profissionais da educação na construção de uma cidade educadora”. No entanto, o secretário de educação desrespeitou os sindicatos, quando não nos chamou para compormos a mesa de abertura, numa atitude antidemocrática e também não abriu o debate de como construir uma cidade educadora. Teve apenas discursos atrasados e dessincronizados dos políticos, que não se ativeram à temática.

A categoria se revoltou ainda mais, quando o secretário de educação expôs os salários dos professores, tomando como referência a folha de pagamento do mês de novembro, manipulando as despesas com a educação, como se em todos os meses fosse o mesmo valor. Tenta, portanto, inviabilizar a Recomposição do Piso Salarial.

No entanto a APLB-Sindicato tem acompanhado os repasses do FUNDEB e constatado que houve crescimento do Fundo, conforme dados do Sistema de Informações Sobre Orçamentos Públicos em Educação – SIOPE, apresentados na tabela a seguir.

Diante dos dados apresentados e a postura do secretário de educação, os trabalhadores da educação já compreenderam que só a luta garantirá o respeito aos nossos direitos.