APLB-Sindicato critica decisão antidemocrática que leva a corte no orçamento da UFBA

Ministro da Educação corta verbas da UFF, UFBA e Unb, apontando como motivo “balbúrdia”

O coordenador-geral Rui Oliveira e o conjunto de diretores da APLB-Sindicato denunciam o Governo Bolsonaro pela decisão do Ministério da Educação de cortar 30% do orçamento da Universidade Federal da Bahia. O motivo alegado? O Governo Bolsonaro considera que a instituição promove “balbúrdia”.

“A UFBA é uma das instituições mais respeitadas do Brasil e com reconhecimento internacional, não é por acaso que está na lista das 400 melhores universidades do mundo, segundo avaliação da publicação britânica Times Higher Education, considerada referência no campo do ensino superior”, afirma o professor Rui Oliveira.

Para a APLB-Sindicato a decisão é autoritária e obscurantista e representa um ataque à liberdade de pensamento e destruição da educação superior pública.

“O governo diz que nessas instituições de ensino ocorrem manifestações políticas, classificadas como ‘balbúrdia’, isto é um absurdo! Cortar verbas da UFF, UFBA e Unb é parte de um projeto autoritário destruidor de direitos e conquistas de trabalhadores”, enfatiza Rui Oliveira.