APLB-Sindicato abre II Conferência de Educação em clima de mobilização e debate por avanços na educação e mudanças sem retrocesso no cenário político da Bahia e do Brasil

A atual conjuntura política do país, de debate e disputa em torno das eleições gerais, e no que diz respeito à educação, da necessidade de definição de políticas públicas que garantam a qualidade do ensino, a valorização dos profissionais e promovam a inclusão social, respeitando a diversidade, centralizaram os debates na abertura da II Conferência Estadual da Educação da APLB-Sindicato (CEEAS), que reúne trabalhadores /as em educação das redes públicas (estadual e municipais) do Estado da Bahia, filiados/as ao sindicato, gestores e convidados, que acontece no Centro de Convenções do Gran Hotel Stella Maris, nesta segunda e terça-feira, dias 15 a 16 de setembro de 2014.

Todas as falas destacaram a importância da continuidade das mudanças e avanços nas políticas sociais, principalmente nas áreas de educação, saúde e segurança pública, com participação da sociedade, aperfeiçoamento do processo democrático e sem retrocessos.

A cerimônia oficial de abertura foi presidida pela professora Marilene Betros, coordenadora em exercício da APLB, que parabenizou os professores pela participação e destacou a importância do evento como espaço político para o debate pedagógico e apropriação da categoria sobre o Plano Nacional de Educação, recentemente sancionado pela presidenta Dilma. “A luta não acabou. Temos que trabalhar e muito para que o PNE seja efetivamente cumprido e implantado nos quatro cantos da Bahia”, advertiu.

A instalação da mesa foi antecedida pela apresentação do Coral Estudantil da Bahia, regido pelo Professor Nil, que cantou os hinos: Ao Dois de Julho, do Congresso Africano e da Juventude Sul-africana e o clássico da MPB, Aquarela do Brasil, de Ari Barroso.

Compuseram a mesa de abertura Roberto Franklin Leão, presidente da CNTE; Osvaldo Barreto, secretário da Educação do Estado, que representou o governador Jaques Wagner; Rui Costa, deputado federal, Alice Portugal, deputada federal; Aurino Cerqueira, presidente da CTBA/BA; o Prof. Rui Oliveira; Inalba Fontenelle, presidenta do Sindsaúde; Judite Pimentel, do Conselho Municipal de Educação; a senadora Lídice da Mata e Olívia Mendes, diretora da APLB. O evento contou também com a presença de diversas outras lideranças sindicais e personalidades políticas.

Após a solenidade de abertura aconteceu uma palestra magna sobre o tema: Educação no Brasil: desafios e perspectivas, que teve como palestrantes Roberto Franklin Leão, presidente da CNTE e Alice Portugal – Deputada Federal e Membro da Comissão de Educação da Câmara, sob a coordenação da professora Marilene dos Santos Betros e tendo como relatoras as professoras Olívia Mendes e Claudenice Barbosa, integrantes da comissão organizadora do evento, da qual também fazem parte as/os diretoras/es   Valdice Edington, Gercyjalda Rosa e Jurandir Gregório.

A II CEEAS terá continuidade nesta terça, debatendo O NOVO PNE E OS SEUS DESAFIOS.

Você pode gostar de ler também: