GUARATINGA – APLB se solidariza com servidores da Educação que protestam contra desconto salarial de 50%
Guaratinga: trabalhadores da educação protestam contra desconto salarial de 50%
Funcionários da rede municipal de ensino de Guaratinga realizaram um protesto, na última quarta-feira (2), contra o desconto de mais de 50% em seus salários referentes a julho. Vestindo camisetas pretas, os servidores foram até a Delegacia de Polícia e registraram boletim de ocorrência contra o município por apropriação indébita.
Os trabalhadores na educação de Guaratinga estão há três meses em greve de meio período (quando é mantido 50% do efetivo), devido a um impasse com a prefeitura no acordo de reajuste salarial.
“Registramos boletim de ocorrência por apropriação indébita porque não aceitamos essa situação abusiva. Nosso salário foi retirado de forma ilegal”, afirmou o coordenador da APLB-Sindicato de Guaratinga, Claiton Ribeiro. Segundo ele, em alguns casos, o desconto chegou a 70% dos vencimentos.
Uma merendeira revelou que recebeu apenas R$ 430 no contracheque. “Eu tenho contas a pagar, divido despesas dentro da minha casa e quero meu dinheiro de volta”, disse.
PREFEITURA CONFIRMA DESCONTO – A rede municipal de ensino de Guaratinga atende cerca de 3.500 alunos. Em nota, a Secretaria de Educação de Guaratinga confirmou os descontos de 50% nos salários dos trabalhadores da educação.
Veja a declaração do coordenador-geral Rui Oliveira: