APLB-Sindicato repudia concessão de honraria à Silas Malafaia

A APLB-Sindicato repudia com veemência a concessão, pela Assembleia Legislativa da Bahia, da Comenda Dois de Julho a Silas Malafaia. A ação proposta pelo deputado Samuel Jr. (Republicanos) é, no mínimo, arbitrária e ofensiva. A justificativa do deputado de que Malafaia tem “relevantes serviços prestados à sociedade brasileira” não se sustenta, pois a prática deste líder religioso é manipular fiéis, atacar minorias, estimular ódio e preconceito em seus discursos.  A terra onde nasceu Jorge Amado, Anísio Teixeira, Castro Alves, Ruy Barbosa, Luislinda Valois, não deve permitir que uma persona non grata receba tão significativa honraria.

Malafaia marginaliza outras orientações sexuais e identidades de gênero, reforçando a discriminação contra pessoas LGBTQIA+. Suas ações são incompatíveis com os valores de liberdade e justiça que a Comenda Dois de Julho representa.

Além disso, este cidadão tem sido alvo de diversas acusações que questionam sua idoneidade. Já foi denunciado à Procuradoria-Geral da República (PGR) por envolvimento em atos antidemocráticos, como o 8 de Janeiro, indiciado pela PF por lavagem de dinheiro em operação que apurava um suposto esquema de corrupção nas cobranças de royalties da exploração mineral, entre outros absurdos.

Dar honra a Silas Malafaia é manchar a nossa história e desmerecer a luta do povo baiano por justiça e igualdade. É preciso que nossos parlamentares, especialmente os do campo progressista, se manifestem, no sentido de barrar esta homenagem, pois soa como afronta ao povo da Bahia, aos nordestinos e às comunidades que tanto lutam contra o preconceito e são vítimas frequentes de ataques deste senhor.