APLB RECOMENDA – I Simpósio de História da Medicina na Bahia com a temática “A medicina na História: as lutas e conquistas pela saúde”.

Comunidade acadêmica e demais interessados!

Temos a satisfação de apresentar o I Simpósio de História da Medicina na Bahia com a temática “A medicina na História: as lutas e conquistas pela saúde”.

O simpósio terá como formato a conferência de abertura, mesas redondas, seminários temáticos, oficinas, painéis de apresentação oral e como atividade de encerramento, o lançamento de livros da coleção de livros História da Medicina na Bahia.

QUANDO? de 02 a 05 de novembro de 2022
ONDE? Na Sede Mater da FMB, no Largo Terreiro de Jesus, e no Anexo Rita Lobato, no Canela
QUEM PODE PARTICIPAR? Estudantes e professores do ensino médio, graduação e pós graduação.
INSCRIÇÕES: As inscrições são gratuitas e já estão abertas!

Só entrar no link: http://www.simposiohistoriamed.ufba.br/

O I Simpósio de História da Medicina na Bahia que ocorrerá entre 2 a 5 de novembro de 2022, tem como tema: A Medicina na História: as lutas e conquistas pela saúde. É uma atividade acadêmica de extensão, promovida pela Faculdade de Medicina da UFBA, pelo Curso de História da UFBA, pelo Colegiado de História da UNEB, pelo Instituto Baiano de História da Medicina e Ciências Afins, pela Academia de Medicina da Bahia e pela Sociedade Brasileira de História da Ciência. Tem o apoio da FIOCRUZ da Bahia, da Associação Baiana de Medicina (ABM), do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), do Instituto Histórico da Bahia. Este evento acontecerá na sede da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, localizada no Terreiro de Jesus/Pelourinho – Salvador/Ba. Contará com a presença de pesquisadores de diversas universidades da Bahia e de outros Estados brasileiros, além de universidades estrangeiras, bem como de um público diversificado envolvido com a História da Medicina/Saúde na Bahia, as lutas sociais pela saúde e estudos afins que contemplem a relação medicina e história no contexto baiano. Trata de um importante espaço acadêmico, onde estudantes de graduação e pós-graduação, docentes de diversas instituições de ensino do município e região próxima, bem como de todo o estado da Bahia, têm a oportunidade de acessar e estabelecer trocas de conhecimentos sobre temas variados de interesse nacional e regional, através das atividades programadas.

Nesta perspectiva, entende-se que o referido evento se caracteriza em ação de extensão universitária, de caráter social, cultural e educacional, por congregar tanto profissionais da saúde, quanto pesquisadores da área de história, ciência e educação, de modo geral, como o público estudantil de outras instituições de ensino superior localizadas na Bahia, em particular. Além disso, este evento se constitui em uma das atividades acadêmicas que visa a democratização de acesso ao conhecimento científico qualificado, significando, em contrapartida, mais uma ferramenta necessária à consolidação do campo da História da Medicina/Saúde nas instituições de ensino da Bahia.

Finalmente, os produtos oriundos deste Simpósio, como publicação de caderno de resumos, anais e do livro (coletânea com artigos de professores conferencistas), contribuirão de forma significativa para a divulgação e circulação do conhecimento científico, o que fortalece a área de História da Medicina/Saúde em geral e sua produção historiográfica no Brasil e na Bahia.

Terá o formato de conferências, mesas redondas, oficinas, comunicação oral para apresentação de trabalho científico etc.

Público: Pretende-se atingir um público em torno de 300 pessoas que será composto por profissionais de saúde, estudantes de graduação e pós-graduação e do ensino básico das instituições de ensino da Bahia e de outros estados do Brasil, como também professores dos ensinos superior, fundamental e médio das escolas públicas e privadas da cidade de Salvador e adjacências.

Lançamento de livros sobre a história da Medicina na Bahia: dentro das atividades do Simpósio, no dia 4 de novembro, uma sexta-feira, às 18 horas, serão lançados quatro volumes de livros da série História da Medicina da Bahia, publicados pela EDUFBA. Os quatro volumes tiveram a participação de mais de 400 autores, entre professores, estudantes e técnicos administrativos, predominantemente da Faculdade de Medicina da Bahia, abarcando 77 capítulos e mais de 2000 páginas.

No primeiro volume, denominado A História da Medicina: contextos e intersecções da Faculdade Primaz do Brasil, tem como organizadores EDUARDO JOSÉ FARIAS BORGES DOS REIS, RONALDO RIBEIRO JACOBINA, LORENE LOUISE SILVA PINTO, GIULIA ENGEL ACCORSI, ROSA MARIA CALADO, THAIS MUDADU CARMONA MACHADO, SILVIO ROMERO DA SILVA LARANJEIRA JUNIOR. Tem 21 capítulos e 792 páginas.

No segundo volume, denominado A História da Medicina: histórias das especialidades médicas, tem como organizadores, RONALDO RIBEIRO JACOBINA, EDUARDO JOSÉ FARIAS BORGES DOS REIS, LORENE LOUISE SILVA PINTO, DANIELLE CAMARGO NUNES SANTOS, KARINA GAZZONI SERAFIM, MARIA CAROLINA PARAISO LOPES e RAFAEL ZIEGLITZ SANTOS. Tem 18 capítulos e 569 páginas.

No terceiro volume, denominado A História da Medicina: especialidades cirúrgicas e diagnósticas na Bahia e no Mundo. Tem como organizadores LORENE LOUISE SILVA PINTO, RONALDO RIBEIRO JACOBINA, EDUARDO JOSÉ FARIAS BORGES DOS REIS, CLAUDIA DO NASCIMENTO GOMES, FILIPE MACEDO CORDEIRO e JAMILE VALENÇA RESENDE MERCÊS. Tem 18 capítulos e 460 páginas.

Por fim, o quarto volume, denominado A História da Medicina: Transversalidades e Interfaces entre Sociedade, Cultura e Política, GIULIA ENGEL ACCORSI EDUARDO JOSÉ FARIAS BORGES DOS REIS, RONALDO RIBEIRO JACOBINA, LORENE LOUISE SILVA PINTO, ROSA MARIA CALADO, THAIS MUDADU CARMONA MACHADO, SILVIO ROMERO DA SILVA LARANJEIRA JUNIOR. Tem 19 capítulos e 492 páginas.