APLB realiza terceiro encontro do Ciclo de Estudos sobre Currículo

O Ciclo de Estudos é uma ação da APLB Sindicato através da Comissão de Educação e nessa primeira etapa teve como eixo temático abordagens sobre Currículo. Nesta segunda-feira (21/09), foi realizado o terceiro encontro do Ciclo de Estudos, com o tema: “Instrumentos normativos, Ensino Hibrido e posição da APLB frente às possibilidades pedagógicas em tempos de pandemia, mantendo o princípio da preservação da vida”.

O tema foi abordado pela professora, coordenadora pedagógica do estado, diretora da APLB e membra da Comissão de Educação, Arielma Galvão. “Estamos abertos à discussão sobre o ensino híbrido e precisamos estudar sobre o tema, mas estamos atentos/as aos desafios, dentre esses: formação do professor, que precisa ser permanente, e a desigualdade social dos alunos/as. O acesso às tecnologias é fator preponderante para o a implantação do ensino híbrido, e sabemos da histórica exclusão social e consequentemente digital, que vivem nossos/as alunos/as da escola pública”.

A professora e diretora da APLB-Sindicato, também membra da comissão de Educação, Olivia Mendes, falou sobre as teorias do currículo, fazendo relação com a posição politica da entidade sindical em defesa da educação como direito e de qualidade, bem como um currículo inclusivo, que questione as relações de poder em nossa sociedade.

O encontro contou com a presença de um convidado especial, o Doutorando em Educação e Contemporaneidade (UNEB), Articulador do Movimento Hip-Hop no Recôncavo da Bahia, Arte-Educador, Produtor Cultural e Mobilizador comunitário, Uh Neto, que abrilhantou o momento com as canções Conflito e Dedo de Nego/a, mobilizando mais reflexões sobre currículo a partir dessa rica e importante contribuição. Uh Neto pode ser seguido através de sua página no Instagram @uh.neto

Tivemos ainda a presença do coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira, dos diretores da Comissão de Educação Bárbara Virgens e Luciano Cerqueira, e grande participação dos demais presentes através das falas e chat. O próximo encontro do Ciclo de Estudos será através do Seminário Estadual sobre Ensino Híbrido, dia 28 de setembro, 09 às 12, nas redes sociais da APLB, contando com a participação do Prof. Dr. Marcus Tulio Pinheiro (UNEB) e Prof. Dr. Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque (UNEB).