“Quando você fecha a escola, abre a porta de prisão”, apontou Rui Oliveira

[APLB protesta contra fechamento do Odorico Tavares: ‘Governo só ouviu o mercado’ ]
Foto : Divulgação

Por Bahia Notícias

O Coordenador-geral da APLB-Sindicato, Rui Oliveira criticou a decisão do governo do Estado de fechar o colégio Odorico Tavares, em Salvador. A unidade fica no Corredor da Vitória, área mais nobre da capital baiana. De acordo com Oliveira, a gestão do governador Rui Costa “cedeu às pressões do mercado” na tomada de decisão.

Ontem (26), em entrevista a José Eduardo, na TV Record, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou que o local irá fechar. De acordo com ele, o espaço tinha baixa utilização. A gestão vai leiloar o terreno e o vencedor terá de construir escolas no subúrbio da cidade.

“É um absurdo o que vão fazer. Deveriam povoar o lugar de alunos. Mas não. É melhor fechar do que tirar das comunidades mais carentes os alunos e colocar numa estrutura melhor e maior. O colégio sempre foi disputado, tinha que entrar para estudar por sorteio, mas ao longo dos anos foi sucateado. Ano passado o ginásio caiu e o governo deixou lá”, criticou Rui Oliveira.

Ainda de acordo com ele, o governo preferiu vender o espaço. “Dá pra construir quatro torres de prédio comercial com 25 andares cada. O governo só ouviu o mercado. Em vez de fazer política de povoamento, deixou que os alunos fiquem em escolas sem condições de funcionar no Subúrbio. Quando você fecha a escola, abre a porta de prisão”, apontou.