APLB PARTICIPOU DE DEBATE NA FACED SOBRE PROGRAMA ALFA E BETO

Os educadores da Universidade Federal da Bahia também entraram na discussão sobre o Programa Alfa e Beto, que vem sendo implementado pela Prefeitura de Salvador, no Ensino Fundamental I e II. Na segunda-feira, 25, a APLB-Sindicato participou de um debate na Faculdade de Educação da UFBa, organizado pelo professor Nelson Pretto, para discutir o assunto.

Durante o debate, a direção da APLB-Sindicato criticou a forma impositiva com que o novo programa foi apresentado aos profissionais da rede e informou que o Sindicato, juntamente com a categoria, está realizando estudos e deverá construir um documento com a análise crítica da entidade sobre o Alfa e Beto.

A rejeição ao novo programa é um dos motivos da paralisação realizada pelos profissionais da rede municipal nos dias 20 e 21 de fevereiro, no início do ano letivo, os quais continuam em estado de mobilização.

Os educadores, parlamentares e sindicalistas representantes da categoria presentes ao debate criticaram não apenas o conteúdo do programa, que, entre outros problemas, tem cunho racista e sexista, mas também a forma como vem sendo aplicado, sem nenhuma discussão prévia com a categoria e em prejuízo de outros programas que já vinham sendo realizados na rede.

O evento bastante concorrido contou também com a participação de vereadores de Salvador, das pesquisadoras em alfabetização Raquel Nery e Dinéia Sobral e do educador Walter Takemoto, que criticou o programa em artigo publicado na revista Caros Amigos.