APLB participa do XXVI Encontro Estadual da UNCME, em Salvador

A APLB-Sindicato marcou presença no XXVI Encontro Estadual da UNCME-Bahia. O evento ocorreu nesta segunda (20/05) e terça-feira (21/05) no Hotel Fiesta, em Salvador.

“A UNCME é uma entidade que tem muita responsabilidade com a Educação, a legislação, e tem unificado todos os conselhos municipais da Bahia, interagindo com o conselho estadual. Por isso, este congresso é muito importante para debater as questões educacionais, pensando no regime de colaboração que vai facilitar a tramitação de todas as legislações e amparo de marco-legais que vão demarcar os conselhos  estadual, municipal e federal da Educação”, disse o professor Rui Oliveira,.coordenador geral da APLB.

Em prol da autonomia e do fortalecimento dos órgãos colegiados de ensino, o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) também integrou-se à programação do Encontro da UNCME-Bahia. A plenária anual dos conselhos municipais do estado iniciou-se com uma roda de conversa sobre gestão democrática da Educação, proposta do CEE ao instituir o Complexo da Gestão Democrática da Bahia, depois, a abertura oficial e palestra magna.

Com o tema “Os Conselhos Municipais de Educação e o Fortalecimento das Políticas Educacionais para a Educação Básica: Por uma Nova Educação Inclusiva e com Qualidade”, a programação contou com reuniões, posse da diretoria estadual da UNCME e mesas temáticas.

As sessões do conselho pleno foram transferidas para o Encontro de forma aberta para acompanhamento dos conselheiros e conselheiras municipais de Educação.

O encerramento do evento reuniu autoridades, além dos conselheiros e conselheiras. Os participantes fizeram ainda uma compilação de demandas da Educação para a elaboração da ‘Carta de Salvador’.