APLB participa de debate sobre BNCC e reforma do ensino médio na UFBA
A APLB-Sindicato participou na quinta-feira, 27 de setembro, de um debate promovido por entidades, entre elas a Apub Sindicato, sobre o “BNCC e Reforma do Ensino Médio: Desigualdades Educacionais e Sociais”, que aconteceu, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. O debate que contou com a presença da coordenadora em exercício da APLB-Sindicato, Marilene Betros, teve como principal convidado o sociólogo e membro do Conselho Nacional de Educação, Cesar Callegari, que destrinchou as graves consequências da Lei do Ensino Médio para a educação nacional e como a Base Nacional Curricular Comum tem intercedido neste processo.
Para a professora Marilene Betros “a nossa jovem democracia vem sendo ameaçada constantemente. São Medidas Provisórias, leis e decretos que retiram o direito dos/das trabalhadores/as. Reforma do ensino médio, EC95, lei da mordaça, projeto escola sem partido, imposição de uma BNCC, destituição de fóruns democráticos, aprovação da Terceirização que precariza o trabalho, e implementação do trabalho voluntário e o não cumprimento do PNE. Neste contexto é muito importante que evento como esse aconteça para que possamos apresentar nossa posição na defesa de uma educação de qualidade”.
“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC do Ensino Médio) do Governo Temer é mais um golpe contra a educação pública! Não nos deixemos enganar!”, alertou Marilene.
DIGA NÃO À BNCC DO ENSINO MÉDIO E PELA REVOGAÇÃO DA LEI 13.415!
O debate se realiza num momento político preocupante por isso, devemos refletir sobre a importância de mantermos o equilíbrio em tempos de tanta disseminação de ódio por parte de algumas correntes políticas. Combater as discriminações é nosso dever bem como lutar por um mundo de paz e igualdade. A professora Marilene Betros ainda chamou a atenção para o momento atual e a necessidade de exercemos nosso papel de cidadão/ã na defesa da nossa democracia e para defender um projeto que conduza à retomada do processo de desenvolvimento e da soberania nacional.