APLB PARTICIPA DA SESSÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AOS 30 ANOS DA UNCME

Fotos: Adriana e Juliana Wândega

A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia esteve representada na manhã desta sexta-feira (05/08), pela coordenadora em exercício Marilene Betros, durante Sessão Especial, na Assembleia Legislativa da Bahia promovida pelo mandato da candidata a deputada estadual Fabíola Mansur, em homenagem aos 30 anos da UNCME -União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação. “É uma imensa satisfação estar aqui e muito honrada em poder representar a APLB-Sindicato, como coordenadora em exercício e parabenizar a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) pelos seus 30 anos de história! Uma entidade fundada em 1992, e organizada em todos os estados brasileiros com o objetivo de proteger a garantia do direito à educação. A UNCME representa todos os 5 mil Conselhos de Educação do Brasil. Eu me sinto muito feliz e com uma sensação de missão cumprida porque também faço parte desta conquista, desta história de luta, porque já estive à frente das atividades da UNCME. Por isso não poderia deixar de estar presente aqui hoje nesta sessão especial. Homenagear uma entidade como essa, num momento tão difícil para o nosso país, com a Educação tão perseguida e vilipendiada pela falta de investimentos, sucateada com os cortes e desrespeitada pelo atual governo federal é motivo de orgulho, de força e de resistência!”, destacou Marilene.

Marilene ainda ressaltou a importância dos conselhos municipais de Educação. “Os conselhos estão presentes em 86% das cidades brasileiras. Com funções diversificadas, eles ajudam a estabelecer um maior controle da gestão municipal de ensino e, se bem conduzidos, podem ser um importante pilar de uma gestão democrática, com a participação da sociedade civil nas decisões políticas relacionadas à Educação.”, enfatizou.

Em tempos de ataques à Educação como neste governo Bolsonaro, precisamos fortalecer os instrumentos que defendem o setor, a participação da sociedade civil e a gestão democrática nas escolas. O governo Bolsonaro ataca a educação porque ela tem o efeito de democratizar e transformar a sociedade brasileira.

Os conselhos funcionam como mediadores e articuladores da relação entre a sociedade e os gestores da Educação municipal. O papel dos Conselhos municipais é de dividir com os municípios a preocupação com a educação municipal na busca de alternativas para os problemas existentes. Este papel exige legitimidade do conselho que resulta da relação que ele for capaz de estabelecer com a sociedade por meio dos segmentos nele representados. A legitimidade da representação confere o papel de interlocutor das demandas sociais, assegurando assim a participação da sociedade no aperfeiçoamento da educação municipal.

Durante os anos de atuação, a UNCME vem participando de maneira muito incisiva das discussões e encaminhamentos das agendas educacionais em todos os estados do Brasil!
Vale destacar que a UNCME vem contribuindo para a garantia do direito à educação pública, laica e de qualidade social, para todos os brasileiros e brasileiras, buscando a consolidação dos princípios da gestão democrática, no âmbito das políticas educacionais.

“Ao longo destes 30 anos de história a UNCME contribuiu de maneira pontual e necessária para o fortalecimento dos conselhos municipais de educação! Então, parabéns a UNCME pelos seus 30 anos! Parabéns a essa entidade importante e representativa para a educação nacional!”, parabenizou Marilene.