APLB participa da Conferência da Diáspora Africana nas Américas, em Salvador

APLB participa da Conferência da Diáspora Africana nas Américas, em Salvador

Salvador está sediando a Conferência da Diáspora Africana nas Américas, que chega neste ano à sexta edição e é inédita no Brasil, com o objetivo de discutir o desenvolvimento sustentável das nações africanas e das comunidades afrodescendentes nas Américas. A APLB-Sindicato participa do evento, representada pelo professor Emerson Aleluia, da Diretoria de Promoção da Igualdade Racial, que também é formada por Gercy Rosa e Vital Vasconcelos.

O encontro recebe autoridades do Brasil e do mundo, como o ministro das Relações Exteriores do Togo, Robert Dussey; a secretária da Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), Ângela Guimarães; os ministros Anielle Franco (Igualdade Racial), Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania) e Margareth Menezes (Cultura); entre outros nomes.

Para Emerson, este é um importante exemplo de que o povo africano, espalhado pelas Américas, pode tornar muito mais fortes os laços. “Estão sendo reforçados os laços de memória, cultura e conhecimento, a partir das vivências fora do Continente Africano”, disse.

Diáspora africana é o termo que fala da dispersão de cidadãos africanos pelo mundo, ao longo da história, principalmente por causa do tráfico transatlântico de pessoas escravizadas. Salvador foi escolhida para sediar o evento por ser a cidade mais negra fora do continente africano.

O evento, iniciado na última quinta-feira (29/08), vai até este sábado (30) e representa uma das etapas preparatórias para o 9º Congresso Pan-Africano, que acontece em Togo, de 29 de outubro a 2 de novembro.

Ao final dos debates realizados na capital baiana, uma carta será publicada com recomendações.

 

 

 

 

Você pode gostar de ler também: