APLB marca presença na 21ª Reunião Ampliada da CTB que discute importância da Democracia e Unicidade Sindical

APLB marca presença na 21ª Reunião Ampliada da CTB que discute importância da Democracia e Unicidade Sindical

 
A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia esteve representada pela sua vice-coordenadora, Marilene Betros, durante a 21ª Reunião da Diretoria Executiva Ampliada da CTB-Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, realizada em Curitiba nos dias 26 e 27 de setembro. O encontro aprovou uma resolução política, mostrando dentre outros pontos, que os alvos principais da agenda reacionária do Governo Bolsonaro, que restaura e radicaliza o projeto neoliberal das classes dominantes, são a classe trabalhadora e o movimento sindical. Querem impor o fim da Unicidade Sindical e instituir o pluralismo, bem como continuar atacando os direitos trabalhistas conquistados na CLT.

O encontro mostrou que todo o desmonte de direitos orquestrado por esse governo, acontece em um contexto de crise geopolítica e econômica da ordem capitalista mundial hegemonizada pelos EUA. Segundo dados da resolução, o número de desempregados supera 18 milhões, incluindo aqueles que estão na condição de ‘desalento’ e desistiram de procurar emprego. Os salários estão em queda e a informalidade avança, em detrimento do que a OIT classifica de trabalho decente.

“Assim, diante desta brutal ofensiva contra os direitos sociais, a democracia e a soberania nacional resta à classe trabalhadora o caminho da resistência e da luta. É momento de unidade na luta, e da construção de uma ampla frente social para garantir a democracia e a defesa dos direitos da classe trabalhadora”, enfatiza Marilene Betros.

Fonte: Resolução política da 21ª Reunião da Direção Executiva da CTB. 

 

Você pode gostar de ler também: