APLB MANIFESTA SOLIDARIEDADE À UBES POR VIOLÊNCIA CONTRA ESTUDANTES EM SÃO PAULO

Com repúdio a APLB-Sindicato expressa indignação diante dos eventos ocorridos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na terça-feira (21), durante a votação e aprovação do projeto de lei que institui escolas cívico-militares.

Repudiamos o governador Tarcísio de Freitas e o governo do estado de São Paulo pela condução truculenta desse processo e pela violência infligida contra os estudantes.

SOLIDARIEDADE

Nossa solidariedade à UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e a todos os estudantes vítimas dessa violência.

É inadmissível que, em um estado democrático de direito, estudantes sejam agredidos e detidos por exercerem seu direito legítimo de manifestação contra uma medida que contraria os princípios da educação democrática. O uso da força policial para reprimir manifestantes e a aprovação precipitada do projeto são ações que violam os direitos fundamentais dos cidadãos e ferem os princípios básicos da convivência civilizada.

A APLB se mantém em defesa de uma escola pública, laica, gratuita e democrática. Uma escola que promova a formação de cidadãos em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pelo Plano Nacional de Educação, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e Pela Constituição Federal.

Portanto, mais uma vez, expressamos nossa solidariedade aos estudantes agredidos e detidos, assim como a todos os manifestantes que lutam pelo direito à educação de qualidade.

Por uma educação pública, gratuita, inclusiva e democrática!