APLB destaca os 185 anos do Colégio Central, primeira escola pública de Ensino Médio da Bahia

APLB destaca os 185 anos do Colégio Central, primeira escola pública de Ensino Médio da Bahia

“Hoje, 7 de Setembro, é o Dia da Independência do Brasil e também o aniversário do Colégio Central, primeira escola pública de Ensino Médio da Bahia, que hoje comemora 185 anos”, destaca Marilene Betros, coordenadora em exercício da APLB-Sindicato.

Localizado no bairro de Nazaré, o Central foi fundado com o nome de “Liceu Provincial da Bahia”. Após a proclamação da República, teve seu nome mudado para “Instituto Oficial de Ensino Secundário” e, em seguida, “Ginásio da Bahia”. Naquela ocasião, foi construído o primeiro pavilhão do conjunto arquitetônico, no qual a escola funciona até os dias atuais.

Em 1949, foi designado oficialmente “Colégio Estadual da Bahia – CENTRAL”. Durante os “anos de chumbo” que marcaram a Ditadura Militar oriunda do golpe de 1964, o referido educandário tornou-se o epicentro de manifestações contra a supressão de liberdades e a restrição de direitos fundamentais, pois expressiva parcela de sua comunidade engajou-se no movimento de resistência.

O Central acolheu personalidades expoentes em diversos campos da cultura, política e ciência, a exemplo de Ernesto Carneiro Ribeiro, Aristides Maltez, Carlos Mariguella, Jacob Gorender, Pirajá da Silva, Leovigildo Filgueiras, Cid Teixeira, Antonio Carlos Magalhães, Américo Simas, Lauro de Freitas, Glauber Rocha, Calazans Neto, Waldir Pires, Ubiratan Castro, João José Reis, Carlos Sarno, Lídice da Matta, dentre outros destaques.

Com informações da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé

 

Colégio Estadual da Bahia – Central. Pavilhão Francisco da Conceição Menezes (provavelmente, anos 1980).

 

Prédio onde funcionou o Liceu Provincial da Bahia, primeira denominação do Colégio. Antigo Convento dos Frades Agostinianos,  hoje Reitoria da UCSal (provavelmente, início do s. XX).

Você pode gostar de ler também: