APLB denuncia o descaso do executivo municipal com a Escola Histarte

A direção da APLB-Sindicato esteve representada pelas diretoras Elza Melo e Flávia Ribeiro, na manhã desta quarta-feira (06/02), durante visita na Escola Municipal Histarte,  no bairro de Brotas. A APLB atendeu ao chamado dos profissionais de educação da unidade de ensino e comprovou o descaso da Prefeitura de Salvador com relação à infraestrutura da escola e no campo pedagógico de ensino.

A Escola Municipal Histarte necessita urgente de uma reforma geral! A direção do Sindicato apurou e constatou a precariedade do ambiente. A Escola Histarte que oferece educação infantil e fundamental I, possui 460 alunos matriculados, mas conta com uma infraestrutura bastante precária.  Buracos e rachaduras nas paredes, telhados com infiltração quando chove, área da cozinha  pequena e insalubre, serviço de capinação inexistente no local, por consequência o matagal que cresce rapidamente toma conta de toda a área do entorno da escola, tirando a visibilidade através das janelas e trazendo sérios riscos às crianças como um ambiente propício para ratos, cobras, doenças e diversos insetos. Banheiros com pias e descargas quebradas, vasos sanitários sem tampas, bebedouros sem torneiras, esgoto  aberto no fundo da escola, salas cheias de alunos, com apenas 1 ventilador. O calor é constante pois nenhuma sala é climatizada!

“Mudança da Histarte”

A diretora Elza Melo afirma que a APLB estará mobilizada para a mudança deste quadro da escola e faz uma convocação. “A secretaria de educação municipal não dá assistência. Portanto, vamos todos e todas para a “Mudança da Histarte!”, que acontece na manhã da próxima quarta-feira, 15 de fevereiro, na escola. Exigimos providências urgentes porque a estrutura física deficitária afeta também o pedagógico. A estrutura apresentada da inclusão, por exemplo, deixa muito a  desejar! São 4 ADI’S para 50 alunos de inclusão”, pontua Elza.

“Todas as escolas que necessitam deste apoio da APLB devem manter contato através do e-mail aplb.municipal@gmail.com e agendar uma visita”, esclarece a diretora Flávia Ribeiro.

A direção da APLB dará todo o apoio e marcará presença mais uma vez na unidade escolar, na próxima quarta-feira (15/02), às 10 horas, para participar do ato de protesto denominado “Mudança da Histarte”, em alusão ao protesto popular da Mudança do Garcia, que acontece no circuito carnavalesco. Trabalhadores em educação, pais, mães e estudantes estarão unidos exigindo do executivo municipal, mais respeito pela educação e os cuidados necessários na instituição para que possa oferecer um ensino de qualidade.

Falta de acessibilidade

A escola é desprovida de acessibilidade. Não existe nenhuma rampa de acesso!

Outro problema que preocupa a direção da escola, estudantes e familiares é a falta de professores para as disciplinas de Português e Educação Física.

Além da reforma urgente, a comunidade escolar reivindica a construção de uma quadra esportiva na área da escola, invadida pelo matagal. Os professores destacam que necessitam do espaço não apenas para a prática de esportes e recreação, mas para a realização de projetos pedagógicos e de interação com as famílias e comunidade do entorno.

Os estudantes criaram cartazes denunciando o descaso junto à escola e exigindo reforma já! Confira abaixo:

O matagal toma conta de todo o entorno da escola. Veja:

A cozinha funciona com precariedade:

Bebedouro sem torneiras, buracos e fissuras nas paredes:

Cadeiras quebradas e amontoadas no pátio de recreação: