APLB-Delegacia do Rio Corrente realiza 4° Encontro Regional de Funcionários da Educação

Sob o tema “Igualdade – Formação e Carreira: Um Caminho Possível” foi realizado, no último dia 26, em Santa Maria da Vitória, Bahia, o 4° Encontro Regional de Funcionários da Educação.

O evento, promovido pela Delegacia do Rio Corrente, teve como palestrantes o diretor e coordenador do Departamento de Funcionários (DEFE-APLB), Nivaldino Félix, a professora e dirigente da CNTE, Berenice Darc Jacinto (CNTE) e os professores do Instituto Federal da cidade de Bom Jesus da Lapa, Geângelo de Matos e Advanúcia Santos.

Mulheres no mercado de trabalho e a desigualdade de gênero, plano de cargos e progressão na carreira foram algumas questões abordadas.

“Foi um momento muito rico para esta Delegacia, que tem dado importância a luta dos os funcionários, também responsáveis pelo processo educativo no ambiente escolar. Meus cumprimentos a todos os presentes no encontro, especialmente a turma de Coripe e quero aplaudir a direção da APLB aqui pela forma que trata da questão. Os funcionários de hoje não os mesmos trabalhadores de 30 anos atrás. Hoje, boa parte destes companheiros e companheiras tem cursos superior, por isso não cabe mais colocar algumas nomenclaturas, como “servente”, “serviços gerais”, “apoio”, entre outros. Atualmente temos funcionários de escola atuando como diretores, dirigentes de delegacias e núcleos, gestores escolares, temos porteiro filósofo, merendeiras formadas em Pedagogia, diante dessa realidade, o funcionário hoje tem papel de protagonista, daí a sala de professores deveria se chamar “sala dos profissionais em Educação”, destacou Nivaldino.

Ele afirma ainda a importância de entender “o processo evolutivo do segmento dos funcionários e mudar conceito educacional, já que temos também uma resolução do Conselho Nacional de Educação(CNE) que diz: os funcionários também são educadores”.