APLB defende direitos da categoria em reunião com a SEC estadual
A direção da APLB-Sindicato esteve reunida na tarde desta quinta-feira (29/06) com representantes da Secretaria Estadual de Educação, no CAB, para debate e avaliação do projeto que prevê a abertura de escolas nos sábados não letivos. “O importante é que os direitos da categoria sejam preservados. A abertura nestes sábados podem acontecer, mas não com o professor, profissionais da coordenação pedagógica ou gestão trabalhando além da carga horária de trabalho ou fora da jornada. Não é isso. A proposta deve ser fundamentada numa perspectiva da relação escola-comunidade, comunidade-escola”, destacou Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB.
Jornada de trabalho preservada
Durante a reunião, a direção da APLB fez questionamentos importantes sobre como ressignificar e ocupar esse espaço da escola, na perspectiva de projetos de arte, cultura, esportes, numa linha dessa, começando com escolas piloto, pensando em ampliar o cenário para todo o estado. Mas, principalmente, respeitando os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação. É importante destacar que o projeto não aumenta a jornada de trabalho. Para tanto, a direção da APLB continuará mantendo o diálogo com a SEC, no sentido de fortalecer a relação escola-comunidade na Educação da Bahia.
Lotação coordenadores pedagógicos
Outro ponto discutido na reunião foi uma devolutiva sobre a questão do ofício que a direção da APLB enviou à SEC, no mês de abril, sobre a lotação de coordenadores pedagógicos. A lotação não tem sido de acordo com o porte das escolas, então a APLB tratou disso de modo que o coordenador não assuma todas as ofertas de uma unidade de ensino. Foi defendido que, além de respeitar a lotação do coordenador/a, é preciso orientar as unidades de como deve ser esse trabalho. A partir daí o coordenador será orientado sobre como será o acompanhamento pedagógico, considerando o tamanho da escola e o número de ofertas para que essa coordenação possa dar conta das suas ações no âmbito de suporte direto à docência.
Licença Prêmio
Mais um ponto importante que foi abordado: licença prêmio para coordenadores pedagógicos e coordenadoras. Este segmento não recebe pecúnia e deve ter o direito da licença prêmio garantido. A SEC vai fazer um levantamento de todos os pedidos. A APLB continuará acompanhando o processo. O levantamento deve ser apresentado à direção da APLB na próxima reunião, marcada para o dia 11 de julho, com a secretaria estadual de Educação.
GEAPM
Sobre a GEAPM, a direção da APLB questionou o resultado dos recursos e foi informado que o retorno será dado até o dia 15 de julho, através do RH Bahia.
Eleição de gestores
A portaria designando a Comissão para a Eleição de Gestores da Rede Estadual deve ser publicada no mês de julho.