APLB debate luta por direitos em curso de formação da CTB
A APLB-Sindicato participa do Curso Nacional de Formação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que teve início nesta segunda-feira (03/02) e vai até sexta-feira (07/02). O evento acontece no Ginásio dos Bancários do Brasil e discute a conjuntura mundial, o mundo do trabalho e a luta por direitos.
O coordenador geral da APLB, professor Rui Oliveira, e a diretora de Diversidade do sindicato, Jhay Lopes, contribuíram com o debate levando a pauta do ensino, da Educação inclusiva.
“Muito proveitoso este curso da CTB. A nossa formação é contínua. Temos que nos atualizar constantemente para fortalecer a luta”, disse Jhay.
Déborah Irineu, diretora de Imprensa da APLB e secretária de Jovens da CTB, falou aos participantes sobre a “Juventude Trabalhadora no Brasil – Desafios, Organização e o Papel do Sindicalismo”.
“Tivemos a oportunidade de debater com sindicalistas de 20 estados sobre a juventude no mundo do trabalho, a partir de uma perspectiva classista. Discutimos como a precarização imposta aos jovens é um problema estrutural, que se manifesta na alta informalidade, na entrada precoce no mercado, nos baixos salários e na intensa rotatividade, chamando atenção para a necessidade de um debate aprofundado sobre isso”, disse Déborah.
Ela enfatiza que o objetivo da CTB é fortalecer a participação da juventude na luta sindical e na defesa dos direitos trabalhistas.
“Durante o encontro, trocamos experiências, ideias e estratégias para tornar o movimento sindical mais representativo, forte e combativo”, pontuou.