APLB debate EJA com estudantes, educadores e poder público

A APLB-Sindicato realizou uma plenária nesta quarta-feira (26/10), na sede da entidade, para discutir a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento, mediado pelas diretoras, Arielma Galvão e Rose Assis, teve a participação do coordenador geral e vice coordenadora da APLB,  Rui Oliveira e Marilene Betros, do ouvidor da Câmara Municipal de Salvador,  vereador Augusto Vasconcelos, além de estudantes, professores/as coordenadores/as pedagógicos/as, gestores/as e demais dirigentes da entidade.

Com o auditório do sindicato lotado, os participantes discutiram o atual cenário da EJA no Brasil, na Bahia e em Salvador. A APLB ouviu as falas e propostas dos presentes para dar encaminhamento à luta em defesa da modalidade, buscando melhorias junto ao poder público.

“A APLB trava uma batalha intensa contra o desmonte da EJA e esta plenária aqui mostrou o comprometimento da entidade  para solucionar esta situação. Em breve promoveremos um seminário, com estudo aprofundado  sobre a resolução 01/2021 do Conselho Nacional de Educação (CNE).  A posição do nosso sindicato é combater toda tentativa de desnutrição da política de alfabetização. A EJA é um direito que a APLB sempre irá defender”, destacou Arielma.

Atualmente,  na capital,  a gestão municipal fechou 44 turmas da EJA, reduzindo o acesso ao ensino à mulheres e homens que buscam na Educação a transformação de suas vidas para melhor exercerem a cidadania e participação no mundo do trabalho.

Veja a fala da Estudante Rosimeire, aluna da EJA, em Salvador!