APLB debate demandas da coordenação pedagógica em audiência na ALBA
A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia realizou nesta quarta-feira (13/11) uma audiência, solicitada pela APLB-Sindicato, para debater o papel da coordenação pedagógica no desenvolvimento da Educação no estado. Na reunião foram discutidas demandas e reivindicações da categoria. O evento foi promovido pelo mandato da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB).
“Discutimos, entre outras questões, a identidade da coordenação pedagógica, destacando que pertencemos ao Magistério, também a marcação de gênero no segmento – somos maioria de mulheres – falamos sobre as atribuições da função, no sentido de combater a exploração do trabalho neste setor, o assédio moral, além de reivindicar melhores condições de trabalho, destacando a necessidade de uma estrutura mínima para o exercício da profissão”, disse Arielma Galvão, coordenadora pedagógica e diretora da APLB.
Na ocasião, a entidade apresentou a pauta de reivindicações da categoria. Entre os itens, manutenção das férias da coordenação em janeiro, garantia de tempo para estudo e planejamento, pecúnia para as/os coordenadoras/es pedagógicas/os, licença para aprimoramento profissional, nova convocação e formação de habilitados no último concurso, entre outros.
A Lei Nacional 11.301/2006 define a coordenação pedagógica como uma função de Magistério.