APLB articula ampliação de programa que promove qualificação por meio do artesanato
O coordenador-geral da APLB-Sindicato, professor Rui Oliveira, reuniu-se, na última segunda-feira (12/08), com representantes do Instituto Crescendo Juntas, que promove qualificação profissional por meio do artesanato e capacitação sobre o empreendedorismo. No encontro, foram discutidas estratégias de ampliação da iniciativa, que já está presente em 135 municípios da Bahia.
Atualmente, o projeto é beneficiado pelo programa Qualifica Bahia, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), do governo do Estado. A ideia é que, com a articulação do Sindicato, seja possível viabilizar novas formas de financiamento, que garantam a ampliação.
“Apoiamos o projeto porque entendemos a sua importância e sabemos do seu impacto na capacitação de trabalhadores e trabalhadoras da Bahia. Estamos nessa luta pelo crescimento desse trabalho, porque é uma forma de garantir mais educação, renda e dignidade para o nosso povo”, afirmou o coordenador-geral do Sindicato.
A parceria entre a APLB e o Instituto existe há 12 anos, quando a fundadora, Aline Bezerra, teve contato com a luta da Educação. “Através do professor Rui, entendi que, se nós pudéssemos ter uma capacitação, isso iria melhorar a nossa qualidade de vida. Nasceu a ideia de o artesanato ser levado à ponta das comunidades, principalmente na zona rural”, disse.
Nestes 12 anos, milhares de trabalhadores e trabalhadoras já foram contemplados (as) pelo Instituto Crescendo Juntas. A iniciativa garante, além das capacitações, a emancipação, especialmente de pessoas em situação vulnerabilidade social.