Análise do panorama da Educação e discussão sobre as ações da categoria em defesa dos direitos e da carreira deram continuidade à programação do Conselho Geral da APLB, na tarde  desta quinta (31)

Análise do panorama da Educação e discussão sobre as ações da categoria em defesa dos direitos e da carreira deram continuidade à programação do Conselho Geral da APLB, na tarde desta quinta (31)

A tarde desta quinta-feira (31) do Conselho Geral da APLB-Sindicato, – que acontece até sábado (2), no Hotel Vilamar, no bairro de Amaralina, em Salvador -, foi dedicada  à análise e discussão do panorama da Educação no Brasil, especialmente no Estado da Bahia, bem como debater as pautas referentes à categoria dos trabalhadores da educação da Bahia,  com destaque  para as consequências das recentes medidas do Governo Rui Costa, que atingem frontalmente os direitos e ameaçam a carreira dos educadores e que têm sido alvo da mobilização da APLB, com os vários segmentos da categoria, em busca da abertura de canais de diálogo, visando a negociação de saídas que garantam a qualidade da Educação oferecida à população e preservem os direitos dos trabalhares.

O coordenador geral da APLB, Professor Rui Oliveira, abriu os trabalhos fazendo um panorama sobre a conjuntura nacional e estadual, especialmente na área da Educação; abordou as medidas do governo Rui Costa neste início de seu segundo mandato, que atingem os trabalhadores da Rede Estadual, e destacou a pauta de ações mais recentes do Sindicato,  conclamando os dirigentes sindicais do interior para mobilizar a categoria nas suas bases a se incorporar à luta já iniciada na capital, em um grande movimento sindical para fazer frente às medidas nefastas dos governos municipais, estadual e federal contra os direitos dos trabalhadores. “A situação é de arrocho fiscal no Brasil, e na Bahia, onde estamos há quatro anos sem reajuste linear, o governo aumentou a contribuição do Funprev de 12% para 14%”, pontuou.

Ainda durante esta tarde, o diretor Noíldo Gomes do Nascimento, da Diretoria de Organização, falou sobre algumas mudanças a serem adotadas na estrutura organizacional da APLB, que envolvem a criação, extinção, desmembramento ou absorção de Delegacias e Núcleos Regionais. A discussão terá continuidade na manhã desta sexta-feira (1), com a e possível aprovação das citadas alterações.

A programação do Conselho Geral nesta sexta-feira (1), com a sguinte programação

1. Apresentação das ações do Departamento de Organização:
  • Eleição das Delegacias e Núcleos;
  • Período das Eleições;
  • Inicio e publicação dos Editais, período final;
  • Relatório das Delegacias aptas a realizar às eleições;
  • Delegacias que o Departamento de Organização publicará os Editais;
  1. APRESENTAÇÃO DA Síntese dos Relatórios das COMISSÕES COLEGIADAS DA DIRETORIA EXECUTIVAS E REGIONAIS – PLANO DE AÇÃO 2019;
  2. JURÍDICO;
  3. FINANÇAS.