Agenda do Dia Nacional de Lutas – 13 de março

COMPANHEIROS

ATENTEM PARA A AGENDA DO SEU SINDICATO

1. DIA 13 DE MARÇO: DIA NACIONAL DE LUTA

GRANDE CAMINHADA DAS MULHERES E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, DIA 13, 6ª FEIRA, ÀS 15 HORAS, SAINDO DO CAMPO GRANDE.

EM DEFESA:

– Dos Direitos da Classe Trabalhadora

– Da Petrobrás

– Da Democracia

– Da Reforma Política

DEFENDER OS DIREITOS DA CLASSE TRABALHADORA

A agenda dos trabalhadores que queremos ver implementada no Brasil é a agenda do desenvolvimento, com geração de emprego e renda; é lutar contra medidas de ajuste fiscal que prejudicam a classe trabalhadora.

As MPs 664 e 665, que restringem o acesso ao seguro desemprego, ao abono salarial, pensão por morte e auxílio-doença, são ataques a direitos duramente conquistados pela classe trabalhadora.

Se o governo quer combater fraudes, deve aprimorar a fiscalização; se quer combater a alta taxa de rotatividade, que taxe as empresas onde os índices de demissão imotivada são mais altos do que as empresas do setor, e que ratifique a Convenção 158 da OIT.

Governo nenhum pode mexer nos direitos da classe trabalhadora!

CONTRA O RETROCESSO

A Petrobras é um patrimônio do povo brasileiro que representa 13% do PIB Nacional. É também defender um projeto de desenvolvimento do Brasil, com mais investimentos em saúde, educação, geração de empregos, investimentos em tecnologia e formação profissional; é defender o fundo social do pré-sal e dos royalties do petróleo para financiar a educação pública.

Por isso, não podemos permitir que as empresas nacionais sejam inviabilizadas para dar lugar a empresas estrangeiras. Essas empresas brasileiras detém tecnologia de ponta empregada na construção das maiores obras no Brasil e no exterior;

Defender a Democracia – Defender Reforma Política

Democracia pressupõe o direito e o respeito às decisões do povo, em especial, aos resultados eleitorais. A Constituição deve ser respeitada!

Precisamos aperfeiçoar a nossa democracia, valorizando a participação do povo e tirando a influência do poder econômico sobre nosso processo eleitoral.

Para combater a corrupção entre dirigentes empresariais e políticos, temos de fazer a Reforma Política e acabar de uma vez por todas com o financiamento empresarial das campanhas eleitorais.  A democracia deve representar o Povo. Não cabe às grandes empresas e às corporações aliciar candidatos e políticos para que sirvam como representantes de seus interesses empresariais em detrimento das necessidades do povo.

A PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO É FUNDAMENTAL NESTE MOMENTO! POR ISSO, ORIENTAMOS QUE TODOS SE ORGANIZEM E SE MOBILIZEM PARA ESTAREM PRESENTES NESTA 6ª FEIRA, 13 DE MARÇO,  ÀS 15 HORAS, NO CAMPO GRANDE.

• 1.2.   SOBRE A CAMPANHA SALARIAL DA REDE MUNICIPAL:

A data base da rede municipal é no mês de MAIO, portanto NÃO ESTAMOS EM ATRASO. A APLB-Sindicato NUNCA deixou de convocar a categoria para se reunir em assembleia geral, a fim de discutir a pauta de reivindicações que é precedida de reunião de representantes de escola. Pedimos a todos que se orientem pela agenda oficial da APLB-Sindicato.

1. 3.    SOBRE A GREVE NACIONAL CONVOCADA PELA CNTE:

Ainda não tem data nem programação definidas, portanto as informações que porventura estejam sendo veiculadas,  não são verídicas! Todos sabem que a APLB faz a convocação e define a programação em tempo hábil. Portanto, pedimos aos companheiros que aguardem as orientações da APLB-Sindicato.

MAIS ATIVIDADES NO DIA NACIONAL DE LUTAS – 13 DE MARÇO:

1 – Em defesa da Petrobras:

A CTB-Bahia em conjunto com as centrais sindicais de todo o país convocam os trabalhadores para uma ação conjunta das centrais que será um ato em defesa da Petrobras. Em Salvador, o ato que contará com a presença dos trabalhadores em educação acontece no dia 13 de março, às 7h, em frente à sede da empresa, no bairro do Itaigara.  Os trabalhadores em educação estão convocados a participar das manifestações em todas as capitais, em defesa da Petrobras e pelo combate à corrupção com punição aos responsáveis. A mobilização também será pela reforma política democrática, contra retirada de direitos e em defesa do Fundo Social do Pré-Sal e dos Royalties do Petróleo para financiar a educação pública.

2 – Seminário

No mesmo dia, 13 de março, a CTB-Bahia promove um seminário para debater a conjuntura atual do Brasil. O encontro acontece das 9h às 13h, no auditório da nova sede do Sinpojud, na rua Marujos do Brasil, 18, no Tororó. “Qual deve ser o posicionamento dos trabalhadores diante da atual conjuntura econômica e política do Brasil?” Esta será uma das questões debatidas no seminário.

O objetivo do encontro é oferecer subsídios para a atuação dos sindicatos classistas diante do momento complexo vivido pelo país, com ameaças aos direitos dos trabalhadores, à soberania popular é à democracia.

Os palestrantes serão o jornalista Altamiro Borges, que é presidente do Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé;  a supervisora do Dieese na Bahia, Ana Georgina Dias, além de dirigentes da CTB nacional e estadual.