Aconteceu em Teixeira de Freitas as eleições para o Conselho Municipal da Educação – CME Biênio 2019/2020

Na segunda semana do mês de fevereiro nos dias 18 a 22 ocorreu na Escola Municipal São Lourenço as eleições para os cargos no Conselho Municipal de Educação no bairro São Lourenço. O CME é dividido em duas Câmaras. A primeira, a de educação básica. A segunda, do FUNDEB, que fiscaliza as verbas da educação.

“O Conselho Municipal de Educação e Cultura é um órgão colegiado, ou seja, formado por diferentes segmentos da sociedade teixeirense e tem entre suas funções, fiscalizar, deliberar, mobilizar, propor com competência normativa e de controle social. Nesse sentido, o CME cumpre um papel fundamental de mediar as relações entre a sociedade civil e o Poder Público Municipal, para que sejam realizadas discussões, elaboração e implementação de políticas de educação, de gestão democrática do ensino público e na defesa da educação pública e de qualidade em nosso município” – declarou a atual presidente do CME,  Adriana Serapião, que foi eleita no segmento dos coordenadores pedagógicos.

“As eleições foram um bom parâmetro para saber como a comunidade local pode participar de forma mais ativa nas diferentes esferas da educação pública. De forma geral, estamos muitos satisfeitos com o exemplo de cidadania. Tivemos pais/responsáveis de alunos, estudantes, representantes do Ensino Superior, funcionários do administrativo, rede privada de ensino, professores/diretor da rede pública estadual, diretores, professores e coordenadores pedagógicos da rede pública municipal. Todos participaram de forma significativa nessas eleições. Esse foi um dos muitos pontos positivos” – declarou a professora Célia Mara, da Comissão das eleições do CME.

“Infelizmente teve o outro lado que nos entristeceu, foi que, seguindo uma perspectiva presente em outras eleições, não só do CME, mas em nível Federal, Estadual e mesmo Municipal, tivemos um grande número de fake news. Isso demonstra  que a escola não é uma ilha, mas que ela, por estar dentro de um contexto, social, político, econômico e ideológico, reflete as contradições que estão na sociedade. Com isso quero dizer que a educação está inserida na sociedade e vice versa. Os problemas sociais, não só as fake news, assim como  outros problemas também desaguam na escola” – concluiu Célia Mara.

O CME atua junto ao Sistema de Ensino Municipal, nos estabelecimentos da educação básica sejam elas educação infantil, ensino fundamental – e suas modalidades – e instituições públicas e privadas de educação.

Em seu artigo 9º está estabelecido que no caso do/da presidente/a seja funcionário/a público/a, o mesmo ficará disponível para atuar frente às grandes demandas da educação pública municipal.