ACM Neto, o inimigo da educação, é o grande perdedor desta eleição!

Parabéns a tod@s nós que fazemos a luta!  Nossa greve, sem dúvida, contribuiu para a derrota dos candidatos de Neto e determinou o fracasso eleitoral do prefeito nas eleições 2018. Parabéns aos candidatos do nosso campo que foram eleitos, em especial, Hilton Coelho, Alice Portugal, Olivia Santana, que serão nossa voz na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa.

Sem dúvida, nós, professores municipais temos muitos motivos para festejar o pífio desempenho do prefeito nestas eleições, depois de termos enfrentado o seu descaso para com a Educação soteropolitana e o desrespeito aos professores, o que empurou a categoria para uma greve de 34 dias, em que não faltaram ameaças, retaliações e truculência!

A verdade é que nossa vitória já começou a se desenhar antes mesmo das eleições, quando o próprio prefeito abriu mão de concorrer ao governo do estado, para fugir de uma derrota certa para o governador Rui Costa, e o  Dep. João Gualberto, padrinho de Bruno Barral (SMED), também desistiu de concorrer.

Depois de sofrer um merecido desgaste infligido pelos movimentos grevistas dos servidores municipais, especialmente os educadores de Salvador, com muito esforço, o Prefeito conseguiu eleger Leo Prates para Assembleia Legislativa, mas ao mesmo tempo perdeu o Dep. Estadual Pablo Barroso, que não foi reeleito. ACM Neto amargou também a derrota do vereador Thiago Correia, ligado à sua família, que não conseguiu vaga para a Assembleia Legislativa.

Entre as perdas eleitorais do prefeito tem ainda a derrota de Alexandre Aleluia, que não se elegeu para deputado estadual, fato agravado com a retirada de José Carlos Aleluia, o pai, da Câmara Federal. Joceval Rodrigues, líder de ACM Neto na Câmara durante quatro anos, e Cezar Leite também não conquistaram mandatos na Câmara Federal.

Apesar de seu aliado Paulo Câmara (PSDB) ter conseguido ir para Assembleia Legislativa, ACM Neto teve que lamentar a derrota de Imbassahy, que não conseguiu se reeleger deputado federal. Uma das poucas conquistas de Neto foi ter conseguido eleger João Roma para o Congresso, que mesmo com todo o esforço ficou no 29° lugar entre os eleitos, atrás de Bacelar (Podemos), Alice Portugal (PCdoB), Pelegrino (PT) e muitos outros. O chefe de gabinete e pupilo do prefeito teve quase a metade dos votos de Bacelar!

Enquanto que os educadores municipais comemoram a vitória de Hilton Coelho (PSOL) e Olívia Santana (PCdoB), eleitos para Assembleia Legislativa também com votos do Magistério Municipal.  Ou seja, mostramos ao Netinho nossa força e, ao que tudo indica, ele não fará sucessor em 2020.

Mas o infortúnio eleitoral de Neto não acaba aí. Ele também teve que engolir as derrotas de Zé Ronaldo, Juthay Magalhães e Irmão Lázaro, sem esquecer que o Cabo Daciolo conseguiu em Salvador quase 50% a mais que os votos amealhados por Geraldo Alckmin, candidato do desprestigiado prefeito. Por isso, esperamos que o apoio de Neto resulte em menos votos para Bolsonaro em Salvador, neste segundo turno.

Nossa nova tarefa agora é eleger Fernando Haddad (PT) e Manuela D’Ávila (PCdoB) presidente e vice do Brasil. A APLB-Sindicato conclama todos os que são comprometidos com a democracia a derrotar o projeto antipovo, antidemocrático, elitista e fascista representado por Bolsonaro.

Vamos arregaçar as mangas, vamos às ruas, ao debate, fazer o discurso de convencimento para eleger Haddad e enterrar de vez as forças do atraso! A luta continua!