AÇÃO DIPLOMÁTICA NO PARAGUAI – PÓS-GRADUAÇÃO NO MERCOSUL

image (5) - Reuniao com o Vice-Ministro

A ANPGIEES – Associação Nacional dos Pós-Graduados em Instituições Estrangeiras do Ensino Superior realizou no período de 01 a 04 deste mês de setembro, em Assunção, Paraguai, uma agenda de reuniões com instituições do país, com vistas ao fortalecimento da Mobilidade Acadêmica e ao aperfeiçoamento dos Sistemas de Regulação e Acreditação no desse país. A primeira reunião ocorreu com a Associação das Universidades Privadas do Paraguai-APUP, onde foi discutido o aperfeiçoamento do Sistema de Acreditação e Regulação da Pós-Graduação e a  realização de um convênio. O encontro foi proveitoso porque facilitou o mútuo conhecimento das ações de cada entidade e abriu uma porta para futuras ações de Cooperação Bilateral.

Participaram da reunião a presidente da APUB Sanie Romero de Velazques, também Reitora  da Universidade Ibero Americana. O vice-ministro de Educação e membro do Conselho Nacional de Educação do Paraguai, Gerardo Gomes Morales e o presidente da Agência de Regulação de Ensino – ANEAES, Raúl Aguilera Méndez. Nesse encontro ficou a certeza de que diplomas deste país só serão registrados/chancelados pelo MEC-Paraguai os títulos de alunos que possuírem  Visto de Estudante e comprovarem sua permanência no País durante o curso, ou seja, as aulas precisam ser ministradas no país de origem da universidade que expedir o título.

A missão foi encerrada com uma ação conjunta com a ABPÓS MERCOSUL, representada por Vitor Gomes e diretor da Universidade San Carlos, Msc, Juan Brunetto, numa reunião com representantes da Comissão de Educação do Senado, senador Arnoldo Wiens e presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, deputado Olimpio Rojas Villalba e o deputado Victor Rios. Percebemos a preocupação do Congresso Nacional Paraguaio com o processo de aperfeiçoamento do Ensino Superior e a disposição de trabalhar para uma maior credibilidade e qualidade ao sistema educativo do país.

Solicitamos em ofício a realização de uma audiência pública Bicameral, com participação dos representantes do Paraguai no PARLASUL que foi acolhida com satisfação e provavelmente acontecerá no próximo mês de Outubro deste ano.

Durante o encontro foi destacada a presença do professor Marcelo Jorge de Almeida Araújo, diretor Social da APLB-Sindicato (Bahia),  que acompanhou todo o processo nesse período e muito colaborou para o sucesso da visita.

*INSCRIÇÕES PARA MESTRADO E DOUTORADO

Marcelo Jorge -APLB-Sindicato

E-mail: marceloieve@hotmail.com

Tel.: 71-9319-7056 (TIM)/9990-2511 (Vivo)/8101-6410 (Claro)