A farsa da crise previdenciária – por Nivaldino Felix

Um assunto decorrente hoje na sociedade que tem a ver com todos os trabalhadores é a questão da providência social ou da seguridade social.

Se for um assunto que tem a ver com todos os trabalhadores, temos que fazer uma reflexão e externa nossa opinião.

Baseado nos elementos de pesquisa, colhido pela pesquisadora Denise Gentil, todos os governos falam em falência da previdência social ou seguridade social. A pesquisadora da Confederação Brasileira de Aposentados Pensionistas e Idosos fala que falência da previdência é uma farsa para enganar os trabalhadores e estimular a previdência privada, os dados apresentados por ela contradiz tudo que os governos vêm alimentando com apoio da imprensa corrupta vamos alguns dados.

Em 2006, a seguridade social arrecadou R$ 72 bilhões. Desses recursos, 20%, segundo ela foi para a receita da União, isso é uma demonstração que a previdência não está falida, muito pelo contrário, o dinheiro da receita da seguridade social, foi para custear o orçamento fiscal.

A pesquisadora alerta que o dinheiro da seguridade social não vem de uma única fonte de receita e sim de diversas fontes de receitas: desconto dos salários dos trabalhadores, autônomos, loterias, faturamentos das empresas, CPMF e COFINS etc. Portanto, este contexto de arrecadação significa seguridade social.

Ela fala que o dinheiro da seguridade social, muitas vezes são desviados para o governo pagar o superávit primário, as dívidas e amortizações das dívidas, daí que podemos observar que a previdência social não vive só da contribuição mensal dos trabalhadores, muitas outras fontes de receitas formam a seguridade social.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio diz que 36% contribuem com o sistema previdenciário, observando que este dado é de 1990, e o número de contribuintes vem crescendo de forma positiva, apesar de toda uma crise no país. Esta historia que a previdência social vai falir em função do reajuste do mínimo é historia de lobo mau, que tem como objetivo fortalecer a previdência privada e enganar os trabalhadores.

A pesquisadora fala que o crescimento econômico é o motor que vai impulsionar o fortalecimento da previdência, mas este crescimento sem sacrificar os trabalhadores diante de ajuste fiscal é uma impopularidade que beneficia os ricos e joga o pobre para a base da pirâmide social.

Nivaldino Felix

Diretor de imprensa da APLB-Sindicato

Fonte da pesquisa: Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos