Medidas socioeducativas para maiores de 18 anos serão discutidas em seminário
A Comissão Especial de Medidas Socioeducativas da Câmara dos Deputados vai realizar seminário em Salvador, na próxima segunda-feira (16), às 14h, para discutir o Projeto de Lei 7197/2002, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para permitir a aplicação de medidas socioeducativas a infratores que atingirem a maioridade penal. O evento acontecerá no auditório do Ministério Público da Bahia, com as presenças dos deputados Vieira da Cunha (PDT-RS) e Alice Portugal (PCdoB-BA), respectivamente, presidente e coordenadora da comissão.
Entre outras coisas, o projeto de lei refere-se a situações em que, por exemplo, o menor comete a infração pouco antes de completar 18 anos, passa um período em internação e é liberado quando atinge a maioridade penal. De acordo com a proposição, esse jovem teria de ser transferido para uma unidade de outra natureza, que teria de ser criada para este fim.
Alice Portugal declarou-se contra o projeto, que considera um endurecimento da punição ao menor infrator. Ao contrário, a deputada defende a adoção de providências “mais rigorosas para o cumprimento real das medidas socioeducativas com vistas a reabilitar o jovem infrator, conforme preconiza o ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente].
Para Alice, uma outra solução seria “a adoção de medidas para punir com rigor exemplar bandidos que usam menores para cometer crimes monstruosos como o que vitimou em São Paulo a dentista Cintya de Souza. Uma nova legislação penal que agrave pesadamente as penas para a prática de crime de adulto acompanhado de menor será um fator inibidor deste tipo de crime, uma vez que o bandido, ao contrário de agora, só terá desvantagem se agir na companhia de um menor”, afirmou a deputada, que combate a redução da maioridade penal.
Aberto ao público, o seminário tem o objetivo de ampliar a discussão sobre o projeto, antes de encaminhá-lo para votação na Câmara dos Deputados. A comissão já realizou eventos dessa natureza em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Estão previstos ainda seminários nas cidades de Vitória Recife, Curitiba e Brasília.
Em Salvador, a iniciativa conta com o apoio da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb), através do seu presidente Alexandre Soares Cruz. A comissão fará ainda uma visita às instalações da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case CIA), instituição destinada à internação de menores infratores.
Serviço
O que: Seminário discute medidas socioeducativas para maiores de 18 anos
Data: 16 de setembro
Hora: 14h
Local: Auditório do Ministério Público do Estado da Bahia, à Av. Joana Angélica, 1312, Nazaré, Salvador/BA
Notícias anteriores:
Debate propõe radicalização da luta pela educação
“Deselitizar o acesso e abrir as portas da educação no Brasil”. Este foi o tom que ecoou no debate “A educação no Parlamento: 10% do PIB, 100% dos royalties e outros projetos”, promovido pela deputada Alice Portugal, na noite da quinta-feira (5) na capital baiana.
A ordem é radicalizar a mudança
Durante o debate, foram abordados temas como Plano Nacional da Educação (PNE); destinação dos royalties do petróleo para a área; invasão do capital estrangeiro no ensino superior brasileiro; criação de um fórum nacional de educação; ameaça de extinção das Diretorias Regionais de Educação (Direcs) e investigação das causas da morte do educador baiano Anísio Teixeira pela Comissão da Verdade .
Alice rememorou o desmonte que os governos liberais de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso promoveram na educação pública do País. A deputada comemorou a reconstrução que o atual governo progressista empreendeu na área, mas frisou que os desafios ainda são enormes quando se trata da educação no Brasil. “A evolução do gasto federal total em educação apresentou um crescimento real de 146% entre 2003 e 2011, descontada a inflação, e em 2011 foram aplicados R$ 74,4 bilhões, um aumento real de 11,7% sobre o ano de 2010 e quase o dobro do valor investido em 2006, apenas cinco anos antes. Mas em 2011, ainda tínhamos mais de um milhão de crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos fora da escola e na faixa etária entre 15 e 17 anos, 1,6 milhão não está frequentando uma instituição de ensino”.
Alice quer ampliar o debate sobre a educação no parlamento
Fundo Social do Pré-Sal
Representações da educação se articulam para os embates que virão
Onda conservadora
Para os participantes do debate, não há desenvolvimento sem educação
Direcs
Notícias anteriores:
A Educação no Parlamento é tema de debate promovido pela deputada federal Alice Portugal
“A Educação no Parlamento” – 10% do PIB – 100% dos Royalties e outros projetos”, são os temas que serão debatidos no encontro promovido pela deputada federal Alice Portugal, na próxima quinta-feira, 5 de setembro, às 18 horas, no auditório Mastaba – Faculdade de Arquitetura da UFBA – Rua Caetano Moura, 121, Federação.
Na oportunidade, também será lançada a SEPARATA “Um Mandato de Lutas pela Educação” produzida pela Câmara dos Deputados com os principais discursos, projetos, ações e lutas de iniciativa de Alice Portugal.
Os interessados devem confirmar presença através dos telefones (71) 3237-5294 e 333-5792.