OS EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL AGITARAM AS RUAS DE SALVADOR NA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA – A ASSEMBLEIA E A CAMINHADA BOMBARAM!

caminhada

Os trabalhadores da educação da rede municipal agitaram Salvador na tarde desta quarta-feira, 10. A mobilização dos educadores começou com uma assembleia superlotada e bastante participativa, realizada na quadra do Ginásio dos Bancários, nos Aflitos, na qual a categoria aprovou uma paralisação de 48 horas, nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12, com realização de nova assembleia na terça-feira, 16.

Em campanha salarial desde abril, os educadores rejeitam o parcelamento do reajuste de 7,97% oferecido pela gestão municipal e resolveram paralisar as atividades e entregar carta aos vereadores pedindo apoio e intermediação nas negociações.

Caminhada

Ao final da assembleia, os educadores saíram em caminhada em direção à Câmara Municipal, para entregar a Carta dos Educadores da Rede Municipal aos vereadores de Salvador. A atividade contou com a massiva participação dos educadores, que chamaram a atenção da população com apitaço, faixas, bandeiras e palavras de ordem. Na Câmara, os professores lotaram as galerias, com bandeiras e gritando palavras de ordem, enquanto a direção do Sindicato entregou a Carta aos vereadores, a qual contém os pleitos da categoria:

• concessão de reajuste integralizado respeitando a data base;

• agilidade na definição quanto ao auxílio saúde;

• agilizar o cronograma de reforma das escolas;

• agilizar a conclusão e envio à Câmara do Plano de Carreira;

• nomeação imediata dos professores e coordenadores pedagógicos;

• apresentação do quantitativo de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental para convocação de profissionais para essa área.

Sessão especial

Durante o encontro, ficou definida a formação de uma comissão ampliada, formada por integrantes da Comissão de Educação, Esporte, Cultura e Lazer e vereadores de todos os partidos, para organizar uma sessão especial sobre a educação no município de Salvador e debater as reivindicações contidas na carta dos educadores.

A sessão deverá ser realizada na segunda ou terça-feira e serão convocados representantes do executivo municipal, em especial o secretário da educação, João Carlos Bacelar. Ao final da sessão ficou combinado que caso a Câmara agende a sessão especial para terça-feira, 16, a categoria não realizará a assembleia que está marcada para este dia, a fim de participar da sessão.

A agenda dos educadores nestes dois dias de paralisação é a seguinte:

Nesta quinta, 11, a categoria participa das manifestações do Dia Nacional de Luta convocado pelas centrais sindicais, com concentração a partir das 11 horas, no Campo Grande;

Na sexta-feira,12, faz manifestação, a partir das 9 horas, na Secretaria Municipal da Educação, na Boa Vista de Brotas.

Clique na imagem abaixo e assista a vídeo-reportagem produzida pela TV-APLB:

APLB Municipal